Prefeitura celebra dia do profissional de Educação Física com ações do Programa Academia da Cidade

Saúde
30/08/2019 15h43

A Educação Física é reconhecida oficialmente, desde 1997, como uma profissão da área da Saúde. Para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no próximo domingo, 1º, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta a importância do Programa Academia da Cidade (PAC) e da atividade física para a saúde das pessoas. 

Com a proposta de requalificar os espaços públicos, promover relações sociais e uma vida mais saudável, a Prefeitura desenvolve o Programa Academia da Cidade, uma ação que integra o Planejamento Estratégico da atual gestão e que está presente, atualmente, em 25 bairros da capital.

O coordenador do Programa, Magno Carvalho, ressalta a importância do incentivo à prática da atividade física. “As pessoas precisam se conscientizar sobre a necessidade de cuidar da saúde. Quanto mais cedo, melhor. Esse hábito ajuda a prevenir doenças, além de melhorar a qualidade de vida da pessoa. Vamos nos movimentar, mobilizar a comunidade, pois promover atividade física é o melhor remédio. Eficaz, simples e mais barato”, destaca.

Independentemente da área em que o profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para assegurar que ocorram de maneira adequada e garantir a saúde de quem está praticando.

Profissionais
 
De acordo com o professor Diogo Sampaio, a Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas. “O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Entretanto, vale destacar que o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino, personal trainer, por exemplo”, pondera.

Para a estagiária do Programa Academia da Cidade, Fernanda Carvalho, o profissional de Educação Física está apto a promover a saúde da população, através de prática de exercícios, danças e esportes. “Durante meu estágio, sou supervisionada por um profissional da área e percebo um aumento na busca pelo condicionamento físico, o que favorece a inserção dos profissionais de Educação Física no mercado de trabalho. É importante salientar que somente esse profissional está apto a criar planos de exercícios que garantam maior eficiência nos treinamentos. Sendo assim, ao iniciar uma atividade física, sempre se informe se há um profissional orientando a atividade”, afirmou.

PAC
 
O Academia da Cidade atende a todas as faixas etárias e é composto por profissionais e estudantes de Educação Física, em conjunto com estudantes de Nutrição, os quais fse integram ao Programa por meio de uma interface da Secretaria Municipal da Saúde com os departamentos de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e Faculdade Estácio. 

O PAC oferece aulas gratuitas e monitoradas de educação física, com o objetivo de fomentar, cada vez mais, o bem-estar físico e mental dos aracajuanos. Aqueles que desejam participar é bem simples:  basta se dirigir ao polo, onde há a aplicação do protocolo, que é um questionário de aptidão. Estando apta, a pessoa já pode se integrar as atividades. No entanto, se houver alguma intercorrência com relação a sua condição de saúde, o cidadão é direcionado a Unidade Básica de saúde.