Prefeitura celebra sétimo aniversário do Grupo de Estudos sobre Câncer Relacionado ao Trabalho

Saúde
30/08/2019 16h50

O Grupo de Estudos sobre Câncer Relacionado ao Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é o único do tipo no país e celebrou sete anos de criação na reunião mensal realizada nesta sexta-feira, 30, na Associação dos Amigos da Oncologia (AMO).

Para a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) da SMS, Yara Verônica Couto, este período sintetiza a demonstração do esforço do Cerest na manutenção desse espaço de construção do saber. “Aqui é um local de capacitação dos trabalhadores, de troca de saberes e de importante visualização do trabalhador, e ver que o trabalho tanto traz saúde como adoecimento. O nosso papel como mantenedores de saúde é, também, de promover à saúde, aqui capacitamos os trabalhadores para que eles possam levar mais conhecimento para as suas comunidades”, enfatizou.

Em 2012 houve a realização de um fórum sobre saúde do trabalhador. “A partir deste encontro os trabalhadores sentiram a necessidade de discutir o câncer relacionado ao trabalho, porque não se notifica câncer, não se pergunta nem qual é a ocupação do usuário que chega na Rede de Saúde do município para fazer uma ligação. Hoje trabalhamos isso com a educação permanente e o matriciamento dos trabalhadores, tentando construir as notificações, porque a partir dos dados podemos desenvolver políticas públicas. Por isso este grupo é tão importante, pois é um espaço potente de discussão e construção do saber”, informou Yara.

A assistente social Conceição Balbino, presidente da AMO e técnica fundadora do Cerest e do Grupo de Estudos, explicou que, quando se inicia qualquer ação é preciso pensar no propósito. “E o propósito deste grupo é levar conhecimento, compartilhamento, abrir a cabeça das pessoas sobre a questão do câncer e sobre a saúde do trabalhador de uma forma geral, porque o mundo do trabalho é o nosso mundo, os agravos e os adoecimentos fazem parte do dia a dia. O trabalho pode dar prazer, mas também pode adoecer: de câncer, de transtorno mental, de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort), tudo isso afeta os trabalhadores diariamente”, esclareceu.

Para Conceição, os sete anos de existência desse grupo tem levado mais conhecimento  aos profissionais que participam e às pessoas que estes trabalhadores atendem nas unidades de saúde. “Portanto, o grupo tem cumprido o seu propósito, agora é o fortalecimento para continuar com as ações e os encontros porque a capacitação é continuada, nós não sabemos de tudo. Aproveito a oportunidade para a agradecer aos parceiros como a SMS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), aos órgãos participantes e aos profissionais de saúde que acreditam neste trabalho e que levam a educação como uma forma de desenvolver saúde coletiva. Então, estão todos de parabéns e gratidão a todos que contribuíram para estes sete anos”, agradeceu.

A psicóloga do Cerest e uma das fundadoras do grupo, Karla Patrícia Barbosa Costa, disse que este grupo de estudos representa mais do que um estágio de aprendizagem. “É um espaço de valorização e de escuta do trabalhador, além de um local de apoio para a segurança no tratamento dos pacientes. É muito importante para os participantes e para todos que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) porque são trazidos vários temas para debater aqui. É um grupo de grande crescimento individual e coletivo e onde recebemos afeto”, destacou.

Reunião

A reunião acontece toda última sexta-feira de cada mês para debater temas pertinentes ao trabalhador com profissionais da Atenção Básica de Aracaju, profissionais que trabalham ligados ao setor de Oncologia dos hospitais de Urgência de Sergipe (Huse) e do Cirurgia, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Amo, da Universidade Tiradentes (Unit), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também é aberto ao público.

Nesta reunião foram homenageados os nutricionistas e psicólogos pela passagem dos dias destas profissões, com as palestras da nutricionista da Amo, Rafaela Arce Dantas, do psicólogo do Cerest , Pedro Henrique Nunes, e ainda teve orientação sobre as fichas de notificação promovida pela médica do trabalho do Cerest, Fabrízia Tavares. A reunião contou também com um momento de ginástica laboral com os estudantes do 10º período de Fisioterapia da Unit, orientados pela professora  Flávia Santa Rosa.