Em homenagem aos nutricionistas, Prefeitura promove edição especial da Feira Cultivando Cidadania

Assistência Social e Cidadania
30/08/2019 16h37

Em comemoração ao Dia do Nutricionista e ao Dia do Feirante, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Gerência de Segurança alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu nesta sexta-feira, 30, uma edição especial da feira do projeto “Cultivando Cidadania”, na qual servidores e a população tiveram a oportunidade de comprar alimentos sem agrotóxicos em um espaço instalado no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, localizado no conjunto Costa e Silva.

Servidores e moradores da região, além de garantiram produtos frescos, ganharam de presente mudas de hortaliças e condimentos. Na feira, todos puderam fazer a degustação de receitas, realizar avaliação nutricional gratuitamente e conhecer o trabalho desenvolvido pelos nutricionistas na Assistência Social com a entrega de panfletos. 

De acordo com a nutricionista e gerente da Segurança Alimentar e Nutricional, Leila Gomes, a feira objetivou estimular o consumo de alimentos saudáveis e comemorar, junto à população, o dia do nutricionista e o do feirante.

“Além do Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, tivemos também o dia do feirante, celebrado no último dia 25. Como o projeto acontece quinzenalmente e tem a participação desses dois profissionais, foi uma maneira que encontramos de homenageá-los e atrair a atenção das pessoas sobre a importância da alimentação saudável”, explicou Leila.

Segundo a gerente da Segurança Alimentar e Nutricional, devido ao fato de muitos não conhecerem o trabalho desenvolvido pelo nutricionista na Secretaria Municipal da Assistência Social, durante a feira houve a distribuição de panfletos com informações sober a atuação desse profissional no órgão.

“Além de oferecer a degustação de algumas receitas saudáveis e fazer a avaliação nutricional gratuita, fizemos tudo isso para comemorar o nosso dia, que é uma profissão muita bonita, mas também para mostrar que a nutrição não é restrição de alimentos, pelo contrário, é ajudar a população a encontrar o equilíbrio em tudo”, disse a nutricionista Leila Gomes.

Nesta feira, são comercializados os produtos de hortas plantadas em espaços públicos, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e outras áreas, nas quais são cultivadas legumes e verduras para geração de renda e consumo próprio de famílias envolvidas com o projeto.

Pela primeira vez, a dona de casa Maria Luíza dos Santos participou da venda dos produtos orgânicos na Prefeitura. Ela realiza o plantio das hortaliças no povoado Aloque, bairro Jabotiana. “Estou há três anos no projeto e faço a plantação de várias hortaliças onde moro. Já faço a venda para os meus vizinhos e hoje vim participar das vendas aqui na Prefeitura. Apesar de não ser feirante, sinto-me homenageada de uma certa forma. Fiquei  muito feliz em ver todas as pessoas nos parabenizando e comprando os nossos produtos, acabou tudo muito rápido”, contou.

A servidora Vera Lúcia Lemos adquiriu os produtos da feira pela primeira vez. Ela quer mudar os seus hábitos alimentares e aprovou a qualidade dos produtos. “Quero mudar a minha alimentação e aproveitei a feira para comprar macaxeira, couve e outras hortaliças para fazer bolos e sucos. Ganhei uma muda de pimenta como presente para estimular o consumo de alimentos saudáveis. A boa alimentação é muito importante em nossas vidas, precisamos valorizar os produtos naturais porque são fontes de vitaminas e minerais para melhorar a nossa saúde. Adorei comprar na feira, foi uma experiência muito gratificante”, relatou.

Atuação

Os nutricionistas possuem papel fundamental na Assistência Social de Aracaju. Eles são responsáveis por monitorar a alimentação produzida nos equipamentos socioassistenciais, fiscalizar as empresas que fornecem refeições às unidades, elaborar cardápios respeitando as necessidades nutricionais, assim como também fazer restrições alimentares dos usuários.

Eles também realizam palestras e oficinas sobre alimentação saudável, prevenção de doenças e promoção da saúde nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) com crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de outras atribuições.