Moradores do Cidade Nova elogiam nono mutirão de combate ao Aedes promovido pela Prefeitura de Aracaju

Saúde
31/08/2019 12h42

Neste sábado, 31, foi realizado o último mutirão de combate ao Aedes aegypti do mês de agosto, promovido pela Prefeitura de Aracaju. Este é o nono final de semana que o município intensifica a mobilização de servidores para atuar no combate ao vetor.

Desta vez, a ação aconteceu no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, onde o índice predial do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) foi registrado como 3.6, considerado médio risco.

A partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Quintiliano Sobral, cerca de 50 agentes de combate às endemias e 80 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deram início ao mutirão de ações, que contou, também, com o auxílio de servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Defesa Civil, da Assistência Social e de voluntários da administração da Prefeitura, que distribuíram panfletos e orientaram os moradores no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao receber as equipes, os moradores do bairro elogiaram a ação. “É muito bom esse trabalho, pois ele evita doenças para mim e para população. Cresci ouvindo que prevenir é sempre melhor que remediar e é isso que a prefeitura está fazendo aqui hoje”, elogiou a aposentada Maria Margarida de Santos Silva, de 76 anos.

O também aposentado Fernando Pereira Lima, de 84 anos, concorda com a aprovação de Maria e diz que as dicas dadas pelos agentes são muito importantes na atuação contra o mosquito.

“A dengue é uma doença terrível e a gente precisa se cuidar para evitá-la. Da última vez que os agentes fizeram uma visita, encontraram foco na minha lavanderia, mas depois disso, com as dicas que eles me deram, nunca mais deixei de cuidar. Dessa vez não encontraram mais focos em minha casa”, agradeceu.

Setembro

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, informa que na primeira semana de setembro os agentes estarão fazendo a coleta e levantamento dos dados para a confecção de um novo LIRAa, que deve ser divulgado ainda antes do final da segunda semana.

“E esse prazo deve ser obedecido, pois a definição dos locais dos próximos mutirões do Plano de Intensificação [nos dias 14, 21 e 28] depende diretamente dos resultados desse novo levantamento. A partir dele é que poderemos identificar e definir quais são as localidades que mais precisam de uma atuação intensificada de nossas equipes”, detalhou Waneska.

Plano de Intensificação

O mutirão semanal é mais uma ação do Plano de Intensificação das Ações de Controle do Aedes aegypti, lançado em 28 de junho pelo prefeito Edvaldo Nogueira, cujo objetivo é a prevenção e o controle dos processos epidêmicos, para evitar a ocorrência de mortes e complicações derivadas das doenças transmitidas pelo mosquito.

Com o trabalho realizado no Cidade Nova neste sábado, a gestão municipal já realizou nove mutirões e, até o momento, também já foram contemplados os bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Santo Antônio, Industrial, Dom Luciano e Pereira Lobo.