Comunidade comemora a transformação urbanística do loteamento Barroso

Agência Aracaju de Notícias
07/09/2019 09h00

Nesta sexta-feira, 6, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou as obras de infraestrutura da segunda etapa do loteamento Barroso, no bairro Farolândia, onde a poeira e a lama deram espaço a ruas asfaltadas, com meio-fio, rampas de acessibilidade e sinalização. A primeira etapa, já entregue pela Prefeitura de Aracaju, mudou de forma significativa a realidade de quem morar no local, o que também já acontece agora.

“Antes era muito buraco, barro e poeira. Quando chovia, sobrava lama para todos os lados. Agora, está um sonho. Eu chego a cansar de tanto olhar. Dá gosto. Tem vezes que fico aqui sentadinha só apreciando e lembrando o sofrimento que a gente passou lá atrás”, comemora a dona de casa Neide Alves, que vê a vida com mais alegria atualmente enquanto observa os serviços executados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa de Obras e Urbanização (Emurb).

Autorizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em fevereiro de 2018, a segunda etapa das obras de infraestrutura do Barroso é resultado de um investimento de R$3,2 milhões, em recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal, assim como os R$930 mil investidos para conclusão da primeira etapa do projeto urbanístico da localidade.

A obra, concluída na última semana, contempla uma demanda histórica dos moradores locais e compreende os serviços de terraplenagem, implantação do sistema de drenagem e pavimentação asfáltica de 12 vias, além de sinalização vertical e horizontal e a implantação de calçadas e meios-fios de concreto.  

O cenário modificado trouxe alívio também para Gedevan Santos da Silva, que trabalha como servente e reside há 37 anos na região. “Para ser sincero, achei que essa mudança nunca iria acontecer aqui, mas quando vi os homens pavimentando, senti que o negócio ia melhorar mesmo. Toda a comunidade está feliz e orgulhosa por morar aqui. A sensação é de existência mesmo”, garante.

“Eu estou aqui há pouco mais de um ano e dei graças a Deus que as ruas foram pavimentadas. A gente está feliz porque só vivia na lama, não tinha infraestrutura nenhuma no Barroso”, afirma a dona de casa Floracir dos Santos.

Além da infraestrutura, o Barroso foi contemplado com uma nova linha de ônibus: a 507- Farolândia/Zona Sul, que facilita o acesso de moradores ao serviço de transporte público da capital.