Prefeitura de Aracaju inicia formação do Nudec Santa Maria

Defesa Civil
02/09/2019 19h21

Na tarde desta segunda-feira, 2, teve início o curso para formação do oitavo Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), em Aracaju. Dessa vez, a capacitação ocorre no bairro Santa Maria e conta com a participação de 20 moradores da localidade. A ação, desenvolvida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.

A programação segue até a próxima sexta-feira, dia 6, e objetiva preparar os participantes para atuar em parceria com a Defesa Civil, como explica o coordenador do órgão, major Sílvio Prado. "Serão pessoas engajadas e formadas para trabalhar com a Defesa Civil, tanto preventivamente quanto nas ações de resposta aos possíveis desastres", pontuou.

Isley Ferreira, mora no Santa Maria há 23 anos. Ela revela a expectativa para contribuir com as ações em seu bairro. "Acredito que vai nos ajudar bastante. Possivelmente, na localidade onde moro, poderei ajudar mais a vizinhança e compartilhar as informações", considerou a moradora.

O bombeiro civil Valério de Azevedo mora no Santa Maria há três anos e encontrou nesse processo de formação a oportunidade de auxiliar a comunidade. "A expectativa é a melhor possível. O objetivo é somar conhecimentos e tentar ajudar o máximo possível. Através dessas capacitações poder desenvolver meios para minimizar os riscos aos quais estamos sujeitos na região", destacou. 

No primeiro encontro, foram apresentados conceitos básicos sobre riscos, competências da Defesa Civil e do próprio Núcleo Comunitário. Os impactos provocados pelo descarte irregular de lixo integraram a pauta e possibilitou o esclarecimento sobre as medidas adequadas para a destinação de resíduos, assim como a indicação dos equipamentos de coleta disponíveis na cidade. O espaço foi, também, de diálogo para esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências. 

Além disso, foi possível destacar que as áreas de risco da região já foram mapeadas pela Defesa Civil e passam por monitoramento constantemente. Além disso, a localidade recebe inúmeras ações da gestão municipal para redução dos impactos das chuvas. "Aqui temos, ao mesmo tempo, riscos relacionados a deslizamento de terra, risco de desabamento e risco de inundação", detalhou o coordenador, que acrescentou essas características como diferenciais do bairro, em relação às demais áreas de risco. 

A bagagem adquirida com as experiências dos Núcleos Comunitários, já formados na capital, traz benefícios ao novo grupo. O conhecimento prévio sobre a dinâmica de atuação da Defesa Civil, no período chuvoso, assim como dos demais Nudecs, favorece o engajamento da comunidade. "Estamos nesse oitavo Nudec com bastante expectativa, pois acreditamos, com base na receptividade, que esse será um Núcleo muito atuante", concluiu Sílvio Prado.