Crianças e adolescentes recebem orientações sobre saúde bucal no Cras Jardim Esperança

Assistência Social e Cidadania
05/09/2019 11h25

Para sensibilizar os usuários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, sobre a benefícios de manter uma boca saudável, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira, 5, uma ação educativa para orientar com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) sobre saúde bucal.

De acordo com a educadora social Daniela Lima, essas e outras atividades são realizadas com frequência e têm como principal objetivo promover a saúde bucal. “Procuramos sempre desenvolver essas ações, em parceria com outros equipamentos da Prefeitura, sobre assuntos que atendam às necessidades atuais dos nossos usuários. As orientações objetivam disseminar o conhecimento e sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância de ter uma boca saudável para evitar futuros problemas de saúde. O nosso trabalho é prevenir os riscos sociais e esse tipo de atividade vem para somar e fazer com que essas crianças reflitam sobre o assunto e desenvolvam sua própria autonomia, porque também prezamos pelo protagonismo deles em suas próprias ações”, explicou.

A ação de orientação foi realizada em parceria com uma equipe multidisciplinar formada por dentista, auxiliar e enfermeira, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ministro Costa Cavalcante, situado no mesmo bairro, e foi direcionada para crianças e adolescentes com idade entre sete e 12 anos. Na oportunidade, os usuários do SCFV aprenderam sobre a escovação correta, passagem do fio dental e a importância de visitar o dentista regularmente.

“Sempre realizamos esse trabalho com crianças e adolescentes no Cras. Essa atividade é preventiva e educativa para que eles cresçam com uma higiene bucal e não tenha problemas de saúde. A prevenção é tudo”, contou a dentista da UBS Ministro Costa Cavalcante, Camile Damascena.

Acompanha do irmão Maciel Soares, a estudante Marcelly Soares foi uma das crianças que recebeu as orientações. Ela sempre participa das atividades ofertadas pelo Cras. “Gostei muito de participar, foi muito legal aprender a cuidar dos nossos dentes. Hoje, descobri que temos que escovar os dentes pela manhã, depois do almoço e antes de dormir, principalmente depois de comer doces para evitar os bichinhos da cárie. Ganhei um estojo com pasta e escova de dente”, disse animada.