Prefeitura promove segundo encontro do projeto Protagonismo Juvenil

Saúde
05/09/2019 16h30

Nesta quinta-feira, 5, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou mais uma atividade do projeto "Protagonismo Juvenil". A ação, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), objetiva debater diversas temáticas da Saúde com jovens e adolescentes.

Esse foi segundo de de três encontros que serão promovidos no Centro de Excelência Vitória de Santa Maria. O primeiro aconteceu na semana passada e debateu a diversidade sexual e o respeito às diferenças.

“E hoje discutimos sobre as infecções sexualmente transmissíveis [IST] e prevenção de gravidez não planejada. Já na próxima semana o tema será relacionado a álcool e outras drogas”, informou a coordenadora do PSE, Aline Guimarães.

Com essas intervenções, o município busca formar multiplicadores nas escolas, mobilizando os alunos a partir dos líderes de turma de cada instituição de ensino contemplada.

Importância

A técnica do Programa Municipal de IST/Aids da SMS, Aline Rabelo, explica que o "Protagonismo Juvenil" valoriza os alunos da escola e os capacita sobre temas muito importantes para a idade deles, como a sexualidade.

"Este público tem as mais diversas dúvidas. Além disso, os índices de gravidez na adolescência, dos abusos de substâncias e de contaminação de IST estão altos. Por isso abordamos justamente esses assuntos, pois acreditamos que com o conhecimento pode provocar mudança de comportamento nesses jovens”, frisou.

Aluna da segunda série do Ensino Médio e vice-líder da turma, Larissa Chaiane Silva de Jesus, 18, elogiou o projeto da Prefeitura. “Na semana passada teve música com o ‘Sons no SUS’ e hoje tiramos muitas dúvidas, porque as pessoas acham que é um tabu falar sobre sexo, sendo que esse assunto deve ser encarado como algo normal da vida. É muito bom conversar sobre esses temas”, reconheceu.

A ação teve a parceria de estudantes do 6º período de Psicologia da Faculdade Pio Décimo, que fazem estágio na unidade escolar.