Servidores de Aracaju são treinados para operacionalizar sistema de captação de recursos

Planejamento e Orçamento
11/09/2019 14h21

A Prefeitura de Aracaju encerrou, nesta quarta-feira, 11, o curso de capacitação sobre o Módulo A: Elaboração de Projetos e Inclusão de Propostas, da Plataforma +Brasil. O treinamento objetivou orientar técnicos de Assessorias de Planejamento (Asplan's) e de Captação de Recursos (Ascap's) para a elaboração de projetos e propostas de ações que auxiliem à gestão municipal no cumprimento do seu programa de governo e das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico.

Com a participação de cerca de 15 servidores de diversas secretarias do município de Aracaju, a capacitação teve início na segunda-feira (9) e foi realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (Ceps/SMS). Ministrado pelo agente multiplicador da rede +Brasil e coordenador da Agência do Trabalhador da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Cleber Pinto da Silva, o curso teve carga horária de 20h.

"A nossa proposta, durante os três dias de treinamento, foi fazer com que cada um desses servidores esteja apto a manusear a plataforma, de forma que, através dela, elabore projetos e propostas visando ao aprimoramento da captação de recursos para o município de Aracaju. São projetos que deverão ser executados pela Prefeitura de Aracaju e voltados para o benefício da população", explicou Cleber Pinto da Silva.

Atento ao conteúdo apresentado, o assessor técnico da Secretaria da Assistência Social (Semfas), Lucas Vinnicius Gomes, disse que todo o aprendizado é válido quando se trata de projetar atos e ações que resultem na efetividade de projetos no âmbito da Prefeitura. “Acredito que esta é mais uma importante ferramenta através da qual podemos elaborar importantes projetos que nos possibilite captar recursos oriundos de instituições financeiras, além de promover o progresso da gestão municipal e de toda a cidade de Aracaju", pontuou.

Parcerias

Responsável pela organização do treinamento, a assessora de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Ana Carla Machado, explica que a capacitação acontece, anualmente, em virtude da chegada de novos servidores nas diversas pastas do Executivo Municipal. Ela também destacou que a edição deste ano, com carga horária de 20 horas, conta com a participação de servidores das secretaria municipais da Assistência Social; da Indústria, Comércio e Turismo (Semict); do Meio Ambiente (Sema); da Saúde (SMS); e da Juventude e Esporte (Sejesp).

"Além de ser uma forma de integração entre os servidores, esse treinamento permite a conexão entre os órgãos que compõem o Executivo, inclusive, é importante ressaltar a parceria da Seplog, através da sua Escola de Governo e Administração Pública, com a Secretaria da Saúde que nos cedeu o espaço para as aulas, e com a Fundat que disponibilizou Cléber Pinto para ministrar a capacitação", disse Ana Carla.

+Brasil

A Plataforma +Brasil é uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. A ideia é que a Plataforma, formada pelos aplicativos Gestão +BRasil, Cidadão +Brasil e Fiscalização +Brasil, seja, também, um meio de acompanhamento das políticas públicas por governos e sociedade civil.