Academia da Cidade estimula a prática da atividade física e requalifica espaços públicos

Saúde
13/09/2019 15h00

Oferecer atividade física de forma gratuita e monitorada. Esse é o objetivo do Programa Academia da Cidade (PAC), promovido pela Prefeitura de Aracaju e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além do fomento à prática esportiva, o Programa objetiva, também, a requalificação ou construção de espaços físicos públicos de convivência e lazer, denominados polos, com estruturas que favorecem a vivência de práticas corporais como ginástica, dança, caminhada, corrida, jogos, brincadeiras, além de palestras, oficinas, reuniões e serviços de orientação nutricional, prescrição de exercícios e avaliação física.

De acordo com o coordenador do PAC, Magno Carvalho, a comunidade contemplada com um polo se beneficia, imediatamente, de uma estrutura física que incrementa praças, ou parques com equipamentos e espaços especialmente planejados para atividades coletivas relacionadas à promoção da saúde.

Como funciona

“Da mesma forma, não havendo espaços públicos de lazer a serem requalificados, o Programa é implantado a partir desses espaços. A construção do polo implica na potencialização de espaços urbanos antes depredados e subutilizados pela população ou de áreas vazias, pouco utilizadas pela comunidade de forma coletiva”, explicou.

Ainda de acordo com Magno, os polos são apontados pela comunidade como espaços de inclusão e acesso a equipamentos para a prática de exercícios físicos, de convivência e atrativos para a prática de atividades de lazer e cuidados com a saúde.

“As praças são utilizadas com atividades físicas dentro de um contexto de saúde, onde a saúde engloba a parte fisiológica, mas também o lado psicológico da integração e reintegração de pessoas que não tinham perspectivas de vida”, acrescentou.

Moradora do bairro Grageru, Dienaide Santos Azevedo avalia de forma positiva o trabalho do Academia da Cidade e destaca a chegada do programa, agora, também no bairro dela, a partir desta requalificação de espaços públicos.

“Eu sou integrante da Associação de Moradores e lutei bastante para trazer um polo desse aqui para o conjunto, movimentando a praça e a comunidade. Recolhi várias assinaturas e levei para a SMS. Agora a gente não vai precisar ir para outros bairros e nem pagar academia”, afirmou.

Sobre o PAC

o Programa Academia da Cidade contempla 25 polos. O PAC fomenta cada vez mais, o bem-estar físico e mental dos aracajuanos. O Programa Academia da Cidade atende todas as faixas etárias e é composto por profissionais e estudantes de Educação Física, em conjunto com estudantes de Nutrição, os quais fazem parte do projeto por meio de uma interface da Secretaria da Saúde com os departamentos de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e Faculdade Estácio.