Projeto de incentivo à leitura do Cras do Coqueiral é premiado em concurso da Prefeitura

Assistência Social e Cidadania
16/09/2019 17h00

Nesta segunda-feira, 16, a gerente de Proteção Integral à Família, Vanessa Côrtes, e a educadora social Andressa Melo, que atuam em unidades da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, conquistaram o segundo lugar no Concurso de Criatividade e Inovação na Gestão Pública , com o projeto “Clube do leitor: pequenos sonhadores”.

Criado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) da Prefeitura de Aracaju,  por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), o Concurso objetivou incentivar práticas ou projetos que aumentem a eficiência do serviço público municipal e melhorem a gestão e os serviços prestados à população.

Vanessa Côrtes e Andressa Melo foram contempladas pela Universidade Tiradentes (Unit) com um ano de curso de idiomas, e receberam certificado de reconhecimento pelo projeto. “Quando ficamos entre os 10 selecionados já ficamos muito felizes. Não esperávamos estar entre os três primeiros. Conseguíamos ver esse reconhecimento da própria comunidade em que atuamos e das pessoas que estão ao nosso lado, mas ver o próprio município realizar um concurso como este, nos motiva a seguir em frente e nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Conseguir implementar um projeto para crianças e adolescentes em uma área vulnerável que dá certo, para mim é inovador. É um projeto feito com muito amor e todo esse amor resultou no mais importante, no reconhecimento da gestão municipal, foi muito emocionante”, comemorou Vanessa.

A educadora social Andressa Melo enxerga o reconhecimento como incentivo para continuar a desenvolver o projeto. “O nosso projeto foi pensado e colocado em prática com muito amor e muito compromisso porque quando pensamos em incentivar a leitura para construirmos ações voltadas para a formação de leitores, pensamos em um futuro melhor para essas crianças e adolescentes, pensamos no direito à cidadania, no conhecimento como inclusão social, na leitura de mundo e no sonho que eles devem alimentar através das leituras que eles fazem”, destacou.

Segundo Andressa, o Clube do Leitor, além de um espaço de leitura, é também um espaço de protagonismo, de elevação da autoestima, de incentivo à imaginação e à criatividade. “Poder compartilhar e ser premiado por um projeto desses só nos enche de orgulho. O sentimento agora é de orgulho e de ânimo para nós continuarmos a seguir em frente diante dos desafios que encontramos no serviço público”, ressaltou.

O projeto

O “Clube do leitor: pequenos sonhadores” é desenvolvido com crianças e adolescentes com idade entre seis e 16 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José de Menezes, no conjunto Coqueiral, bairro Porto Dantas.

O projeto foi criado a partir de doações de livros, feitas pela comunidade local e pelo programa cultural do banco Itaú, em 2018. Para concretizar o projeto de incentivo à leitura permanente, a equipe do Cras montou um espaço dentro da unidade chamado carinhosamente de “Cantinho da Leitura”, no qual crianças e adolescentes têm a oportunidade de escolher novos livros para realizarem a próxima leitura.