Prefeitura alinha estratégias para simular o plano de evacuação da zona de Expansão

Defesa Social e Cidadania
18/09/2019 17h23

A penúltima reunião geral para alinhamento do Simulado de Campo do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), da zona de Expansão foi realizada nesta quarta-feira, 18. O evento preparatório, coordenado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), é operacionalizado pela Defesa Civil Municipal. Integram esse processo, de forma direta, também, as empresas geradoras de risco da região e a comunidade.

Na ocasião, estiveram reunidos, no auditório da Petrobrás - Polo Atalaia-, representantes de órgãos estaduais, municipais e membros do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade, que são, também, moradores da região. Foram apresentadas as rotas de evacuação a serem utilizadas e o papel de cada participante, na ocasião do Simulado, que deve ocorre no próximo dia 19 de outubro.

Coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado considerou a reunião produtiva. "Verificamos que eles entenderam qual o objetivo do Plano e o que cada um deve fazer. A oportunidade foi, também, de colhermos demandas de cada órgão, para melhorarmos o planejamento e fazermos os ajustes finais, de maneira que, no dia do Simulado, tenhamos o mínimo de transtornos possíveis. O objetivo é minimizar as possíveis intercorrências que possam surgir", ressaltou o coordenador.

Milton Barbosa, membro do Núcleo de Defesa Civil da Área PEC, morador da região onde ocorrerá o Simulado, revela grande expectativa. Para ele, quanto mais a comunidade estiver próxima de uma evento como esse mais ela estará preparada para dar uma resposta, caso aconteça um sinistro.

"Então, a comunidade é 100% importante nesse momento e o Nudec é um braço dessa comunidade. Na medida em que a parte executiva está integrada com os Nudecs, como é o caso do Nudec Área PEC, a comunicação com a comunidade se torna direta, pois nós estamos lá dentro. Essa integração é fundamental", afirmou Milton.

Para a major Carla Cristina, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, a iniciativa possui grande relevância para a sociedade. "É algo que a gente não quer que aconteça, mas se vier a acontecer é primordial que tenhamos passado por esse treinamento.  Essa integração é positiva e gratificante para a sociedade. Diante da necessidade poderemos trabalhar de forma coesa e atender da melhor forma possível a população, minimizando os riscos", avaliou.

O coronel Alexandre Silva, diretor da Defesa Civil Estadual, lembra a proximidade do evento e a importância dessa preparação. "Nós acreditamos que, com essa proximidade do evento, é imperativa essa aproximação com todos os agentes, sejam eles públicos ou aqueles que fazem parte da sociedade civil organizada".

Alexandre ainda parabeniza a condução da Defesa Civil Municipal para os preparativos do evento. "Quero deixar registrado os parabéns pela iniciativa e proatividade da Defesa Civil Municipal, que está conduzindo brilhantemente esse evento preparatório do exercício.  De modo que, no dia do Simulado, nós poderemos efetivamente testar essa capacidade de resposta, tanto do empreendedor, causador do risco, e com a participação da sociedade", destacou o  diretor da Defesa Civil Estadual.

Participaram da reunião representantes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, através da Defesa Civil de Aracaju, Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), Petrobras e Nacional Gás, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, da Polícia Militar de Sergipe, CPTRAN, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além dos membros do Nudec Área PEC e Nudec zona de Expansão.