Na Semana Nacional de Trânsito, Prefeitura conscientiza motoristas da Secretaria da Saúde

Saúde
19/09/2019 16h53

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou uma palestra nesta quinta-feira, 19, para os motoristas da Saúde, no auditório da Secretaria. O objetivo foi conscientizar os profissionais quanto à adoção de práticas para um trânsito mais seguro.

As atividades da Semana foram iniciadas na quarta-feira (18), com uma blitz educativa realizada em frente à SMS, na avenida Delmiro Gouveia, no bairro Coroa do Meio.

Além disso, a Saúde desenvolve atividades ao longo de todo o ano por meio de ações integradas ao Programa Vida no Trânsito, um modelo de gestão que trabalha segurança no trânsito na capital.

“As ações programadas são estratégicas, voltadas principalmente para grupos e fatores de risco relacionados aos acidentes de trânsito. Nós avaliamos os acidentes ocorridos no município de Aracaju e com isso reforçamos as ações para reduzir o número de mortes no trânsito. Para isso, além das ações de fiscalização e infraestrutura, é fundamental o ensino de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito”, enfatizou a responsável técnica pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da SMS, Lidiane Gonçalves.

Conscientização

A Semana Nacional de Trânsito segue até o dia 25, e objetiva envolver a sociedade nas ações de educação de trânsito e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Neste ano, o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”.

O agente de trânsito da SMTT, Diêgo Soares, ressalta que é preciso incentivar a mudança de comportamento de todos que transitam na rua, seja na condição de motorista, motociclista, pedestre, ciclista ou passageiro.

“Existem algumas atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito, como não usar o celular enquanto dirige ou atravessa a rua; não dirigir alcoolizado; não ultrapassar o limite de velocidade; usar sempre o cinto de segurança na frente e no banco de trás; atravessar a rua nas faixas de pedestres; e conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito”, explicou.

Importância

O motorista Wellington Sobral participou do evento e disse que a responsabilidade por um trânsito mais seguro não deve ser somente cobrada aos órgãos públicos, mas a toda população. “Precisamos entender que devemos ter gentileza no trânsito, o respeito às regras nas vias. Nossa busca é preservar as vidas das pessoas”, ressaltou.

O servidor Richard Magno, que também é motorista, destacou que achou o evento fundamental. “É um tema importantíssimo, atual, urgente. A educação é fundamental para reduzirmos os acidentes e ampliarmos a importância do respeito às leis de trânsito para a preservação da vida”, afirmou.

Confira os locais e horários das próximas palestras educativas “Prevenção de Acidentes de Trânsito”:

23/09 (segunda-feira)

Local: CAPS AD Primavera

Horário: 09h


23/09 (segunda-feira)

Local: CRAS Jardim Esperança

Horário: 15h


24/09 (terça-feira)

Local: Sala de Espera do Cemar Siqueira Campos

Horário: 08h