Prefeitura encerra participação na ABAV 2019 com intensa divulgação do destino Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
27/09/2019 17h39

Considerada a maior feira de negócios de turismo da América Latina, a 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, iniciada na quarta-feira (25), encerrou nesta sexta-feira, 27. Em três dias de muita visitação ao estande da Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães recebeu para reuniões de negócios agentes de viagens, players do setor do turismo, jornalistas, influenciadores digitais e representações do trade estadual.

“Fizemos um trabalho buscando parcerias com quem faz o negócio do turismo, penso que esse é o jeito de fazer as coisas acontecerem, por isso tenho bastante confiança e estou otimista, a partir das pontes e relações que construímos nesta edição da ABAV. Aqui não fizemos apenas mostrar o destino, nós conversamos, do início ao fim da feira sobre negócios e os resultados vão aparecer”, garante.

Segundo a diretora de Turismo da Semict, Luciana Kariny, durante todos os dias do evento o trabalho da Prefeitura voltado, para além da divulgação do detino, ao diálogo com pessoas que fazem negócio no setor do turismo. “Recebemos empresários, agentes de viagens e meios de comunicação, justamente na linha do nosso programa do planejamento estratégico, “Venha Sentir Aracaju”. A nossa gestão tem o sentido da continuidade, plantamos neste ano aqui na ABAV uma nova semente no turismo e o resultado virá”, afirmou, confiante.

Marlysson Magalhães acrescenta que, além da intensa visitação no estande, a Prefeitura realizou, também, capacitações para agentes de vendas da região sudeste e influenciadores digitais, rodadas de conversas com representantes da Folha de São Paulo e Grupo Bandeirantes, e entrevista com Heloísa Braga, jornalista referência no mercado por seu trabalho na pauta do turismo.

Para ilustrar o porte do evento, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Sergipe (ABAV/SE), João Ávila, destacou que entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos; os principais meios de redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos e fornecedores de tecnologias voltadas para o setor, além das representações dos destinos e órgãos oficiais de turismo.

“A ABAV é a feira que recebe mais agentes de viagens e operadores de turismo, uma feira internacional, com a representação de mais de 50 países, com 27 mil pessoas passeando pelos estandes e encontrando o estande sergipano, um amplo espaço de 80 metros quadrados, com quatro esquinas. Uma condição que coloca o estande de Sergipe no rol dos grandes expositores, não é pouca coisa, não”, alertou.

A agente de viagem Lígia Maas Ávila ressaltou ser fundamental Aracaju estar nesta feira porque todos os destinos são importantes e precisam estar ao alcance de quem faz o negócio do turismo gira. “Nossa, fui muito bem recebida, tive muitas informações da equipe de Aracaju e vou pra passar pro meu time”, frisou.

Pernambucano e proprietário de uma empresa de viagens e turismo, Diego Fonseca revela que Aracaju é o destino que ele mais vende. “Digo, sem nenhuma vergonha, que minha agência só existe hoje por causa de Aracaju. De 100% de todas nossas vendas, com todos os destinos, Aracaju consegue 30% do total que a gente realiza e com esse trabalho profissional que vocês estão fazendo aqui, muito mais gente vai procurar Aracaju porque vocês estão trazendo algo diferenciado na feira com as coisas típicas, as coisas regionais, a cultura de raiz, e isso nossos clientes procuram muito”, frisou.

Para o consultor de turismo da cidade paulista de Valinhos, Antônio Pavini, seu foco de negócio no turismo é para turistas da terceira idade e, nesse sentido, Aracaju está em seu radar para criar novos roteiros para sua clientela. “A gente tem aí rótulos famosos no nordeste como Fortaleza, Maceió, e eu sempre ouço falar de Aracaju, mas ainda não tive oportunidade de conhecer e levar grupos pra lá, então essa minha visita aqui no estande serve para conhecer um pouco de Aracaju e eu vou estudar mais, a partir do material e das conversas que mantive aqui”, revelou.

O capixaba João Zucarrato chegou cedo no estande e observou cada detalhe, do material gráfico aos brindes e à gastronomia regional. “Meu trabalho não é de blog de viagem, minha visão sobre o turismo é de negócio, principalmente de empreendedorismo. Faço destinos e passeios, sempre com essa ótica de negócio; infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ir a Aracaju, tenho as melhores informações sobre a cidade, e o que me chamou a atenção no estande de vocês foi a gentileza do pessoal e a decoração, aí descobri, além do belo estande, a riqueza de produtos que vocês trouxeram como o amendoim, a castanha e os brindes. Está de parabéns Aracaju por esse belo trabalho”, elogiou.

Resultados

E nesta sexta-feira, 27, último dia de ABAV Expo 2019, quando também são comemorados o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, o secretário Marlysson Magalhães homenageia a importância dessas datas com os avanços conquistados durante o evento, como o Termo de Fomento firmado com a CVC Corp, Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e ABIH/SE.

Outro importante encontro para a divulgação do destino e apoio para eventos nacionais e internacionais aconteceu na sala de reuniões do estande Vem Pra Sergipe, com a diretora da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Katja Becker, quando se discutiu famtrips, participação em editais internacionais, reformulação de banco de fotos e vídeos de Aracaju e Sergipe, bem como canais de investimentos para a realização de eventos, um trabalho conjunto com a Embratur, Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju.   

Para o secretário, o sucesso da feira tem um nome: união. “Neste dia de homenagens ao turismo e aos nossos turismólogos, fico muito satisfeito com o que conseguimos realizar, é visível, aos olhos de quem passou por aqui, uma verdadeira revolução, tanto estética quanto no conteúdo do trabalho. E a parte que mais me deixou feliz é que tudo isso brotou de um sentimento de unidade de um grupo coeso e solidário, isso sinaliza que estamos em um novo tempo, o de superar dificuldades construindo unidade de ação para o crescimento do turismo”, comemorou Marlysson Magalhães.