Defesa Civil de Aracaju dá continuidade à orientação de evacuação na Zona de Expansão

Defesa Social e Cidadania
28/09/2019 12h15

Na manhã deste sábado, 28, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil Municipal, deu continuidade à ação de orientação aos moradores do Conjunto Beira Mar I, na Zona de Expansão, sobre o Plano de Evacuação da área. Iniciada na sexta-feira, 27, a ação contou também com a participação do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec) PEC e da Defesa Civil Estadual. O objetivo foi orientar os moradores do local sobre o exercício de simulação de evacuação, que irá ocorrer no dia 19 de outubro. 

O coordenador técnico da Defesa Civil Municipal, cabo Robson Rabelo, indica o que foi passado pela equipe do órgão. "Estamos fazendo todas as orientações, tanto pela questão de intervenção das vias quanto para identificar pessoas que tenham, por exemplo, dificuldade de mobilidade, e dando essa orientação geral, para que o simulado possa ser realizado da melhor forma possível", explica o coordenador.

De acordo com a coordenadora do Nudec PEC e da Associação de Moradores do Conjunto Beira Mar I, Mônica Accioly, a união de forças é fundamental nesse tipo de ação. "É importante porque, com a participação do Nudec e da Defesa Civil, temos mais efetividade para explicar para as pessoas", afirma Mônica.

Uma das contempladas pela ação foi Maria Isabel Santos, que mora na região há 25 anos. Já tendo participado de outra simulação, ela considera esse tipo de ação de extrema importância. "Eu acho importante, porque, pelo menos, não vamos esperar que aconteça para depois tentar resolver. É também importante que as pessoas participem. Às vezes ficamos acomodados dentro de casa, mas temos que participar", aponta a moradora.

Já o aposentado Francisco do Nascimento, natural de Santos (SP), se mudou há apenas dois meses para a região, e ainda não conhecia o Plano de Evacuação. Por isso, recebeu a orientação com gratidão. "Receber orientação e informação sempre é bom, porque esclarece, principalmente nós que estamos em dúvida e que não conhecemos. É um trabalho perfeito", afirma Francisco.