Simulado de Campo Parcial da área industrial da Zona de Expansão ocorre neste sábado, 19

Defesa Social e Cidadania
15/10/2019 14h58

Com o objetivo de atualizar e revisar planos e funções do Plano de Evacuação da Comunidade da Zona de Expansão, será realizado neste próxmo sábado, dia 19, a partir das 15h, o exercício parcial de Simulado de Campo. Serão contempladas as áreas que compreendem as rotas de fuga 1 e 2.

A prática dos exercícios simulados estreita as relações e melhora os processos, para que sejam efetivos em situações reais de emergência. Assim sendo, a comunicação na rede, a revisão das funções e tarefas, recursos e objetivos, precisam ser permanentemente revisadas e atualizadas.

Considerando a complexidade do risco, a área de abrangência, os diversos agentes, e o número de pessoas envolvidas, a realização do exercício prático simulado possibilitará verificar a funcionalidade do Plano de Evacuação da Comunidade e, se for o caso, efetuar os ajustes necessários.

Na ocasião, será avaliado o funcionamento do Sistema de Alarme de Evacuação da comunidade, para ameaça decorrente da hipótese 3 - BLEVE (explosão do vapor expandido do líquido em ebulição). A partir do acionamento da sirene contínua, às 15h, serão efetivados todos os procedimentos de evacuação previstos no plano.

Para isso, um calendário de ações foi rigorosamente cumprido, junto aos órgãos envolvidos e à comunidade, para informar sobre a ação e as medidas a serem adotadas.

Cerca de 60% da população da área de risco, delimitada pelas rotas de fugas 1 e 2, integrarão a ação. Neste perímetro estão inseridas cerca de 780 residências mais dois condomínios, com cerca de 480 apartamentos.

Participam os moradores do Conjunto Beira Mar I; Conjunto Beira Mar II; Cond. Parque Marine; Cond. Santa Felicidade; Lot. Diana; Cond. Porto Fellicce; Cond. Via Mares; Conjunto União.

Órgãos e empresas

Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, com atuação da Defesa Civil municipal; SMTT de Aracaju; Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC); Serviço Móvel de Urgência (SAMU); Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE); Polícia Militar de Sergipe - CPTRAN; núcleos e associações comunitárias como o NUDEC PEC; Nudec Zona de Expansão; COMBAZE; e as empresas Petrobras e Nacional Gás.

PEC

O Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), da Zona de Expansão, consiste na adoção de medidas de proteção às comunidades circunvizinhas ao polo industrial da região. A articulação possui como foco a prevenção e mitigação dos efeitos de sinistros que possam ocorrer nas instalações das empresas geradoras de risco, instaladas na localidade.

As ações levam em consideração a movimentação das pessoas ali residentes e transeuntes para áreas de segurança. A abrangência do Plano de Evacuação da Comunidade obedece ao limite de área determinada pelos estudos de vulnerabilidades, efetuados nas empresas Petrobras e Nacional Gás.

Com base nesse documento, a área de risco da Petrobras corresponde a uma circunferência de 1.000 metros de raio, traçado a partir da esfera 47.001 do armazenamento de GLP.

Os procedimentos operacionais são cumpridos pelas equipes das empresas geradoras de risco e entidades públicas participantes, incluindo-se entre estas as organizações comunitárias e órgãos de governo a serem acionados para a evacuação e assistência às comunidades vizinhas as fontes de risco.