Profissionais da Emei Dr. José Calumby Filho são capacitados sobre atividades multissensoriais

Planejamento e Orçamento
23/10/2019 19h32

Foi realizada nesta quarta-feira, 23, na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Doutor José Calumby Filho, no bairro 17 de Março, a oficina “Atividades Multissensoriais, promovida pela Coordenação Psicossocial da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), da Prefeitura de Aracaju.

A capacitação teve como foco orientar os profissionais de educação da unidade de ensino sobre a importância de promover experiências sensoriais no desenvolvimento psicossocial, a partir da utilização de materiais de fácil acesso como, por exemplo, o emborrachado, canudos, miçangas e sementes que, para a pedagoga Conceição Góis, que esteve à frente do evento, serve para  trabalhar o sensorial, além do desenvolvimento motor, psicológico, social e interativo da criança.

Conceição afirmou também que, "mesmo que a escola já aplique algumas atividades multissensoriais, essa capacitação vai permitir que os educadores possam desenvolvê-las de forma mais tranquila em sala de aula, visto que aprenderam sobre os seu benefícios”, disse.

Para a coordenadora Pedagógica da Escola, Marcia Soares, a ação executada na escola foi muito importante. “A oficina foi maravilhosa, pois reforçou um desafio nosso, que é  tentar trazer para a prática aquilo que estudamos na faculdade.  Outra coisa legal é saber que podemos inovar com coisas simples, então, é só observar em volta, enxergar os materiais que temos, e as necessidades da criança que precisam ser desenvolvidas, facilitando o aprendizado dela", contou.

Corroborando com Márcia Soares, a coordenadora psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva, enfatizou que o propósito da ação foi fazer com que cada profissional da EMEI Dr. José Calumby Filho possa utilizar todo o conhecimento aprendido em cada etapa do desenvolvimento do aluno, aprimorando seu potencial psicológico, cognitivo e social.