Cobertura do canal do loteamento São Carlos atende demanda da comunidade local

Agência Aracaju de Notícias
16/11/2019 06h50

A dona de casa Josefa da Silva Cruz custou a acreditar que o loteamento São Carlos, no bairro Olaria, receberá a infraestrutura necessária no entorno do canal para mudar a rotina da população, habituada ao mau cheiro, às enchentes e aos problemas de saúde. 
 
"Parece que estou sonhando. Se estiver, não quero acordar", diz ela. Josefa mora na localidade há 40 anos e conhece de perto os transtornos que a falta de infraestrutura impõe aos moradores. "Tem muitos insetos, mau cheiro constante, criança doente e já tivemos até um vizinho que morreu afogado nesse canal", lamenta. 
 
A obra, autorizada pela Prefeitura de Aracaju no final de outubro, contempla a cobertura total do canal - que possui 320 metros de extensão - com placas de concreto e também o seu revestimento, além da implantação do sistema de drenagem pluvial e a construção de um emissário e de uma estação elevatória de esgotamento sanitário. No total, serão investidos R$2,7 milhões.
 
Cícero Jesus dos Santos é presidente do Conselho de Segurança do loteamento e vê a intervenção como uma resposta da administração às necessidades da população local. "O prefeito tem olhado para a nossa comunidade, e isso é muito importante", afirma. 
 
O encanador Adriano Santos Teles mora há mais de 30 anos no loteamento, bem em frente ao canal, e não vê a hora de ter a porta de casa com um novo cenário. "Vai mudar muito com essa obra, vamos deixar de ter ratos e insetos na porta de casa. Depois de muitos anos e muitos governos, a obra vai sair", comemora. 
 
José Barbosa também contabiliza os anos em que conviveu com a pouca estrutura do bairro e espera, ansioso, a execução das intervenções. "É um sofrimento muito grande com esse mau cheiro e esse canal enchendo sempre que chove ou que a maré sobe", diz.
 
O vigilante Rafael Pinho Fonseca é um dos moradores mais antigos do loteamento. Para melhorar o local, ele mesmo tratou de improvisar um jardim em meio ao canal. Agora, comemora a ação efetiva do poder público junto à sua. "Vai melhorar 100% o nosso bairro, tornando as ruas mais largas e mais bonitas", reconhece. O prazo para a execução da obra é de oito meses.