Prefeitura orienta comunidade do Orlando Dantas sobre prevenção do câncer de mama e de boca

Saúde
24/10/2019 16h50

“Queria que tivesse todo mês. Cedinho eu já estava aqui para participar de tudo, porque a gente precisa ouvir as orientações de quem sabe como a gente precisa se cuidar”, declarou animada a senhora Maria José Santos Silva.

Assim como a senhora Maria, todas as mulheres que se dirigiram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas, nesta quinta-feira, 24, foram acolhidas de maneira especial pela equipe da UBS, que, além de ofertar o atendimento médico já prestado diariamente pela unidade, incluíram ações educativas, momentos de beleza e bem-estar.

A gerente da UBS Geraldo Magela, Maria Aparecida Feitosa Santana, explicou que as atividades iniciaram com palestras educativas sobre o câncer de mama e de colo do útero, em parceria com a turma do curso de Enfermagem da Unit.

“Tivemos também palestras sobre a Saúde Bucal, orientando os usuários sobre a prevenção do câncer de boca. O atendimento de rotina da UBS se mantém, porém, no dia de hoje, que elegemos como o DIA D, temos esse reforço educativo por meio das palestras, ofertando também exames preventivos e exame de lâmina”, concluiu Maria Aparecida.

O Programa Academia da Cidade também esteve presente na ação e promoveu um aulão na área externa da UBS. Simultaneamente, as usuárias receberam cuidados no espaço da beleza e sala de massagem, como forma de promover bem-estar e mais qualidade de vida para a população assistida pela unidade.

“É maravilhoso! É um cuidado a mais com a gente que faz uso dos serviços aqui. Estou achando tudo ótimo, estou sendo muito bem tratada”, fez questão de declarar a senhora Alaíde Almeida, que aprovou o espaço de beleza.

Valdinete dos Anjos disse que sempre participa de todas as ações que acontecem na UBS. “Faço parte da Academia da Cidade, já perdi 40 kg e gosto muito das atividades porque é uma forma diferente de cuidar da nossa saúde. Acompanhei as palestras, fui atendida na dentista e estou aguardando para fazer maquiagem”.

Outubro e Saúde Bucal

Como forma de alertar para os cuidados com a saúde bucal, visto que o dia 25 de outubro foi eleito como o Dia Nacional da Saúde Bucal, a UBS Geraldo Magela também inseriu na programação da unidade, ações educativas para a prevenção do câncer de boca.

“Com o aumento nos índices de câncer de boca, nosso foco tem sido orientar a população com relação à prevenção, para que fique atenta aos sintomas. Muitas vezes não é uma simples lesão, e durante a palestra reforçamos a importância do autoexame bucal, do autocuidado, na tentativa de reduzir os índices de casos já avançados que chegam aos Centros de Especialidades”, explanou a dentista Renata Pompeia.

A dentista da UBS Geraldo Magela, Laura Calazans explicou como o atendimento é realizado na unidade. “O atendimento prioritário de hoje são para as mulheres, porta aberta para busca ativa de lesões e os atendimentos que já estavam agendados. Qualquer pessoa que deseja fazer o exame para detectar lesões, que estejam no grupo de risco: acima de 40 anos, fumante, usuário de prótese e trabalhe exposto ao sol, pode vir, e detectando qualquer anormalidade encaminhamos diretamente para o Centro de Especialidades Médicas”.

“Sempre sou bem atendida quando venho até a unidade utilizar algum serviço e considero fundamental receber essas orientações, porque nos ensinam que é preciso tratar com a prevenção. Ações como essa servem de alerta para população, não apenas pela linguagem oral, mas pela visual também, que chama muito a atenção”, reconheceu Maria do Socorro Rodrigues Nunes Almeida.