Em alusão ao Outubro Rosa, Prefeitura oferta serviços da Saúde na General Valadão

Saúde
24/10/2019 15h49

No âmbito da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju promoveu mais um evento intersetorial, que reuniu diversos serviços com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate aos cânceres de mama e colo do útero. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 24, na praça General Valadão, e reuniu atividades como exercícios físicos em grupo,  aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos de sífilis e hepatites B e C, práticas integrativas e orientações.

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Permanente (Ceps), Jane Curbane, a intersetorialidade marcou a realização deste evento, com a união de vários programas da SMS. “Além das atividades práticas, tivemos palestras educativas sobre cuidados no combate ao câncer de mama e de boca, ao fumo, à violência contra a mulher e orientações nutricionais”, acrescentou.

Prevenção o ano inteiro

A coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE) da SMS, Kamila Fialho, afirma que as ações intensificadas do Outubro Rosa são praticadas durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, sempre pensando na prevenção.

“Nosso grande desafio é a detecção precoce. Infelizmente algumas pessoas não têm costume de procurar as unidades e estas ações nos proporcionam chegar àqueles que ainda estão vulneráveis de outra forma e a vencer essa guerra que é a luta contra o câncer. Mas tudo que está sendo feito aqui, ofertamos cotidianamente para a população de Aracaju”, informou.

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a guarda municipal D.Oliveira conversou com a população sobre a violência e explicou que a Patrulha se configura como mais um dos serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

“O intuito é assegurar o cumprimento da ordem judicial e evitar a reincidência dos atos abusivos, bem como garantir o encaminhamento da mulher aos demais serviços ofertados pela rede. Para isso, a Patrulha realiza rondas diárias por diversos itinerários nos quais o agressor possa surpreender a vítima”, argumentou.

Iniciativa aprovada
Foi com a preocupação de se cuidar que o funcionário público Reinaldo Alves, chegou logo cedinho ao evento para participar e aproveitar todos os serviços. “Veio em boa hora esta ação. É tão bom encontrar tantos serviços em um só lugar. Não tenho o costume de fazer tantos exames, e uma manhã como essa foi ótima”, ressaltou.

A aposentada Elize Maria dos Santos, de 77 anos, também usufruiu dos atendimentos disponibilizados pela Prefeitura. “Frequento o polo da Academia da Cidade e participo sempre que tem atividades. Aproveitei bem o dia. Fiz dança, me movimentei e vi como estava a pressão. O dia foi ótimo para me cuidar, eu confio muito na saúde de Aracaju”, elogiou.

A servidora do Centro Cultural, Ana Paula Ferreira, também elogiou a iniciativa da SMS. Mesmo assumindo não ter o costume de fazer o autocuidado para o câncer de mama, ela entende a necessidade da prevenção. “Fico um pouco insegura de fazer o autocuidado errado, por isso estes eventos são ótimos para orientar e prevenir. Espero que a SMS continue fazendo mais ações como esta”, disse.