Presidente em exercício reconhece empenho da Prefeitura de Aracaju para combater manchas de óleo

Agência Aracaju de Notícias
24/10/2019 19h13

O presidente da República em exercício e presidente do Senado, David Alcolumbre, reconheceu, na tarde desta quinta-feira, 24, os esforços empreendidos pela Prefeitura de Aracaju nas ações de combate ao vazamento de óleo, que acometeu as praias e rios da capital sergipana, assim como outras 200 áreas do Nordeste brasileiro. Em visita à cidade para verificar a situação dos locais atingidos pelo derramamento de petróleo bruto, Alcolumbre destacou que a presença do governo federal em Aracaju representa o "reconhecimento ao empenho de todos os envolvidos no enfrentamento ao desastre ambiental".

"Nossa presença aqui é a presença do Estado brasileiro. Não poderia deixar de vir ao Nordeste neste momento. Vim acompanhar esta tragédia ambiental que afetou essa região. É uma visita para reconhecer a importância do turismo e o impacto do desastre no Nordeste. Aproveito para cumprimentar todos os prefeitos que, mesmo com dificuldades, estão fazendo o dever de casa, além dos governadores que também estão atuando", afirmou o presidente em exercício que foi recepcionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Assim que chegou à cidade, Alcolumbre foi levado à praia de Aruana pelo gestor municipal e pelo governador, para verificar de perto as manchas que continuam chegando em todo o litoral. O presidente em exercício estava acompanhado pelos senadores sergipanos Alessandro Vieira, Rogério Carvalho e Maria do Carmo, e pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. De lá, a comitiva seguiu para o Palácio dos Despachos, e no local, debateu sobre as ações de combate ao desastre ambiental. O presidente em exercício também aproveitou a oportunidade para assinar o decreto para prorrogação do seguro-defeso, que garantirá a 60 mil pescadores, afetados pelas manchas no Nordeste, parcela extra do benefício.

"Foi uma decisão do governo para proteger os pescadores do Nordeste. Estamos garantindo a eles os recursos do fundo de amparo ao trabalhador, por mais 60 dias. É uma maneira de socorrer homens e mulheres que tiram seu sustento da pesca no Nordeste", destacou o senador que se comprometeu ainda a encaminhar a medida provisória para liberar recursos para Municípios e Estados contratarem pessoal para atuar na limpeza das praias.

Alcolumbre enfatizou também que o momento exige a união de todos. "Queremos avançar na mitigação dos danos. O correto é todos darmos as mãos para diminuir o impacto desta tragédia ambiental. Eu acredito que o encaminhamento possível é editar uma medida provisória para garantir que Estados e Prefeituras consigam efetivamente limpar os locais, com, por exemplo, a contratação de pessoal", avaliou.

O prefeito Edvaldo Nogueira definiu a visita do presidente em exercício à capital sergipana como "extremamente importante". Edvaldo destacou, mais uma vez, a necessidade da atuação de todas as entidades no combate ao desastre ambiental, mas salientou que, na sua visão, o Governo Federal deve assumir o comando único das ações. "Muito importante a visita do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que veio a Sergipe como presidente da República em exercício, para ver de perto as manchas de óleo que atingem nossas praias. A presença institucional era necessária para que mais medidas efetivas fossem tomadas em relação à este grande desastre", frisou o prefeito.

Edvaldo elogiou a iniciativa do presidente em exercício que se propôs a encaminhar medida provisória para liberação de recursos aos Estados e Municípios. "Sensibilizado com esta situação, o presidente anunciou o encaminhamento de uma medida provisória para liberação de recursos para que possamos contratar pessoal para atuação na limpeza das praias. Espero que esta liberação de recursos aconteça o mais rápido possível porque nós temos pressa. Temos feito nossa parte, mas é preciso mais gente envolvida no trabalho", assegurou. ⠀

O governador Belivaldo Chagas agradeceu a visita do presidente em exercício e disse acreditar na necessidade de um plano de ação "de emergência e urgência". "Não adianta buscar culpados. Não se identificou até agora o causador, mas estamos diante das consequências: o óleo nas praias. As equipes têm trabalhado muito e empenhado grandes esforços. São 120 homens da Petrobras, 30 da Prefeitura e ainda mesmo assim, o óleo continua aparecendo. O que a gente precisa é colocar em funcionamento uma ação de emergência e urgência. O que vemos é o cancelamento dos pacotes turísticos para o Nordeste, as marisqueiras e os pescadores desesperados, pois vivem do mar", salientou o governador.

Reconhecimento

Assim como o presidente em exercício, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles também reconheceu o empenho da Prefeitura para combater as manchas de óleo. Para ele, "grandes ações foram feitas em Aracaju". "Nosso apoio absoluto à Prefeitura e ao Governo do Estado pelo trabalho que desenvolveram desde o início", constatou. O senador Rogério Carvalho concordou com o ministro. Rogério cumprimentou o prefeito Edvaldo Nogueira e destacou que "ele tem feito muito bem a sua parte", declarou.

Estiveram presentes os senadores Rogério Carvalho, Alessandro Vieira, Maria do Carmo, Fabiano Contarato (ES), Rodrigo Cunha (AL), Jean Paul Patres (RN), o deputado federal João Roma (BA), os vereadores Anderson de Tuca e Camilo Lula, além de outras autoridades.

Ações diárias

Desde que as primeiras manchas de petróleo bruto foram identificadas nas praias da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju tem atuado para limpar as áreas afetadas pelo vazamento, e, ao mesmo tempo, minorar os danos causados. Com o envolvimento de equipes das secretarias da Defesa Social (Semdec), Meio Ambiente (Sema), da Comunicação Social (Secom), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a gestão tem realizado, além da limpeza das áreas, o monitoramento diário de 22 quilômetros de praias, por terra e ar, ações de comunicação e educação ambiental. 

Já foram recolhidos pelas equipes da administração municipal 180 toneladas de óleo. Nas ações diárias, o trabalho envolve 30 trabalhadores da limpeza pública, seis agentes ambientais (sendo 41 no total), dois drones e uma caminhonete. Neste tempo, foram realizados cinco voos de helicóptero e 42 incursões de campos.