Servidores da Prefeitura praticam ginástica laboral para evitar doenças ocupacionais

Juventude e Esporte
25/10/2019 11h43

As doenças ocupacionais são enfermidades que atingem trabalhadores de diversas áreas. É pensando no combate destas que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), executa o Programa 'Servidor Saudável', iniciativa que proporciona a prática de ginástica laboral nos órgãos e secretarias municipais.

Nesta sexta, 25, o Programa contemplou os servidores que atuam no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, e se integrou à programação de atividades alusiva ao Dia do Servidor.

Orientada por educadores físicos e contando com exercícios de respiração, alongamento e força, a ginástica laboral busca cuidar da saúde dos funcionários. São minutos rápidos que fazem a diferença no dia a dia e melhoram o fluxo da corrente sanguínea, oxigenação e até aumento da concentração no trabalho.

"Buscamos conscientizar os servidores acerca da importância dos exercícios físicos. Temos muitos trabalhadores do setor administrativo por aqui, pessoas que ficam sentadas o dia inteiro, digitando e com as colunas relaxadas muitas vezes. Evitar problemas osteomusculares e ergonômicos também faz parte dos nossos objetivos", explica o profissional de educação física da Sejesp, Vitor Rafael.

"São diversos pontos positivos para nossa saúde ocupacional e também alivia o estresse da rotina. Além de estar no planejamento da agenda ambiental pública sobre a saúde e qualidade de vida dos funcionários, é uma forma de cumprir nosso papel como cidadão", afirma a servidora de engenharia ambiental, Heloísa Rodrigues.

Segundo o educador físico Wanderson Barreto, o programa 'Servidor Saudável' proporciona, tainda, lazer e divertimento, em instantes de distração para relaxar os participantes. "A saúde mental também entra em conjunto na melhoria da qualidade de vida dos servidores. É uma construção para fortalecer várias áreas", destaca.