Prefeitura de Aracaju alerta a população sobre previsão de alta da maré

Defesa Social e Cidadania
25/10/2019 13h00

Devido à previsão de maré alta para os próximos dias, a Prefeitura de Aracaju trabalha continuamente para reduzir eventuais transtornos que possam ocorrer em decorrência do fenômeno. Assim, na manhã desta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, orientou moradores de áreas com histórico de vulnerabilidade.

Os picos das marés estão previstos para a madrugada do domingo, dia 27 (2.3m às 4h 12min); segunda-feira, dia 28 (2.4m às 4h 54min), 28; e terça-feira, dia 29 (2.3m às 5h 37min).
Na oportunidade, a população foi orientada sobre os cuidados que devem ser adotados nesse tipo de situação. Além disso, a equipe da Defesa Civil reforçou a divulgação do serviço de alerta por SMS 40199 .

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca que, além do alerta, a Prefeitura de Aracaju intensifica o trabalho de limpeza do sistema de drenagem para reduzir impactos. "O trabalho de limpeza de canais é constante. Hoje, as equipes da Emurb estão empenhadas na limpeza dos bueiros, para facilitar o retorno da água que venha com a maré", indicou.

Além disso, a Semdec, por meio da Defesa Civil mantém suas equipes em atenção para eventuais necessidades e orienta, de forma preventiva, os moradores das áreas mais vulneráveis."As ações de orientação da Defesa Civil ocorrem, especialmente, nas áreas com histórico de impacto para esse tipo de evento. Entre os locais que recebem a visita dos agente para orientação aos moradores estão a Treze de Julho, Ponta da Asa, Japãozinho e Bugio. A SMTT também estará atuando para controlar o trânsito, especialmente na segunda-feira pela manhã, quando registramos o maior pico da maré, chegando a 2.4 m", ressaltou Luís Fernando.

O secretário da Semdec acrescentou ainda que há, também, a limpeza constante dos canais, feita pela Emsurb, o que auxilia de maneira significativa no escoamento da água. "É um fenômeno natural que não temos como evitar, mas todas medidas que a Prefeitura de Aracaju pode adotar para mitigar os transtornos ela está fazendo", frisou.

O médico veterinário, Alexandro Machado, que atua em estabelecimento na avenida Anísio Azevedo, diz que mediante a orientação poderá evitar danos. "Essa ação é de suma importância, uma vez que a nossa região sofre esse impacto. Dessa forma nós temos como previr e avisar as pessoas da redondeza sobre esse fato e, automaticamente, temos como prevenir danos", considerou.

Porteiro em um condomínio nessa mesma região, Marcondes Virgínio, também considera que a ação evita transtornos. "É muito bom , pois está alertando o pessoal. A maré realmente vai subir, então estão fazendo uma coisa correta. Assim a pessoa já fica preparada e não é pega de surpresa. Eu chego pela manhã, então já sei como proceder para não pegar esses alagamentos", afirmou.

A Defesa Civil de Aracaju estará em atenção às eventuais demandas que possam surgir. A população pode acionar o órgão 24h contatando o número emergencial 199.