No Santos Dumont, construção de Ecoponto entusiasma moradores do bairro

Agência Aracaju de Notícias
10/11/2019 07h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está construindo uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto) no bairro Santos Dumont, zona Norte da capital. A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico, política implantada desde 2017, e oferece aos moradores da comunidade um local adequado para o descarte de resíduos de construção civil e de volumosos.

Para os moradores do Santos Dumont, o Ecoponto é um aliado na manutenção da limpeza e da ordem local. Moradora do bairro desde criança, a diarista Maria José Santos não vê a hora de o Ecoponto ser inaugurado para poder realizar reformas em sua casa sem se preocupar com a destinação dos resíduos gerados. Sua casa está localizada em frente ao terreno onde a Estação de Entrega está sendo construída.

“Fiquei muito feliz com esse Ecoponto. Acho que toda a comunidade fica feliz e agora as pessoas não têm mais desculpas para colocar lixo na frente da casa dos outros nem descartar no meio da rua. Sem falar que ajuda a manter o bairro limpo, sem sujeira e transtornos”, afirma Maria José.

O cozinheiro José Antônio Vieira comemorou a implantação do Ecoponto no bairro, pois já realizou reformas em sua casa e ficou sem opção de local para descartar os resíduos e agora, com o Ecoponto, espera cooperação por parte da comunidade.

“Certa vez, não sabia onde descartar os entulhos gerados depois de uma reforma na cozinha, nem onde colocar um sofá e um armário velho que substituí em minha casa. Então era difícil, pois não tinha local para descartar esse material, mas agora, com esse Ecoponto, a gente fica mais tranquilo e despreocupado e não tem mais desculpa para jogar na rua. Espero que a comunidade colabore e deposite seus resíduos e volumosos no local adequado e feito exatamente para isso”, afirma.

“Eu gostei muito, pois nós podemos contribuir com a limpeza da cidade. Ou seja, depende de cada um, mas particularmente gostei muito dessa iniciativa”, afirma a aposentada Mailse Nascimento, que cresceu no bairro Santos Dumont e presenciou muito entulhoo espalhado nas ruas.

Para a atendente Thaísa Natália Rodrigues, com o Ecoponto, o ambiente do bairro será outro. “Tenho certeza que esse ambiente de sujeira por causa dos entulhos nas ruas será substituído por um local limpo e que a Prefeitura possa construir mais estações como essas, pois são bem-vindas para qualquer comunidade”, afirma.

Outros ecopontos

Essa iniciativa da Prefeitura para o correto tratamento dos resíduos sólidos já chegou a outros três bairros de Aracaju. Isso porque já estão em funcionamento os ecopontos dos bairros Indutrial e Coroa do Meio e o do 17 de Março está em fase de construção. A atual gestão municipal planeja entregar à população aracajuana 18 ecopontos até o final de 2020.