Prefeitura oferta formação continuada para coordenadores pedagógicos

Educação
09/11/2019 14h00

A manhã deste sábado, 9, foi de atividades para os coordenadores pedagógicos das escolas da rede. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu um encontro formativo com o objetivo de orientar os profissionais acerca da reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino.

O Projeto Político Pedagógico é um documento individual, elaborado por cada escola. Nele, estão contidos elementos como diagnóstico das unidades de ensino, identidade, missões, concepções pedagógicas e também os projetos temáticos que são desenvolvidos, agora, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

"A reelaboração dos PPPs é uma das metas do Termo de Compromisso de Gestão, assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e as escolas. Nesse encontro de hoje, estamos ressaltando para os coordenadores a importância dessa discussão, pois a aplicação do PPP não é somente em sala de aula, mas ele contém as diretrizes que a escola aponta para a aprendizagem como um todo. Cada unidade tem sua particularidade e seus coordenadores precisam estar preparados para a ressignificação deste documento", explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Durante toda a manhã, os profissionais da Educação assistiram a palestras sobre bases legais para reelaboração dos PPPs, como realizar essa reelaboração e também participaram de oficinas. O encontro aconteceu no prédio da faculdade São Luís de França, localizado no bairro Getúlio Vargas.

"Esta é uma demanda que vem da Coordenação de Gestão Escolar, que faz parte do Departamento de Educação Básica. Através do nosso programa Horas de Estudo, estamos promovendo essa formação para atender essa que é uma agenda atual e de grande importância na Semed. Este é um curso de 40 horas. Depois deste momento, os coordenadores realizarão as adequações e ressignificações, depois retornam para as orientações finais", conta a diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação
Continuada da Educação (Ceafe), Gabriela Zelice.

Após a finalização desta etapa, os Projetos Políticos Pedagógicos seguem para avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Educação (Conmea). A professora Lindete Nunes de Oliveira, coordenadora pedagógica da Emef Nossa Senhora Aparecida, garante que o encontro formativo é fundamental para os realizarem um bom trabalho junto ao PPP.

"É muito importante este suporte que a Semed está nos dando. O PPP precisa sempre estar atualizado, pois é um norte que nós temos para se basear na parte pedagógica, na parte diretiva, no conhecimento da comunidade. É a vida da escola", garante a coordenadora Lindete.