Os atrativos turísticos da capital sergipana foram divulgados na Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, no Rio Grande Sul, entre os dias 7 e 10, pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) da Prefeitura de Aracaju. O evento é considerado pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina.
Em mais uma parceria com o Governo de Sergipe, a Semict compartilhou o estande da Secretaria de Estado do Turismo, no qual expôs folheteria da campanha promocional “Venha Sentir Aracaju”, que conta com informativos impressos e material audiovisual, além de brindes e outros itens promocionais.
De acordo com a organização do evento, 17 mil credenciais foram emitidas para a FESTURIS, que contou com mais de 2.700 marcas expositoras e 11 mil visitantes nos corredores do Serra Park. Nesta edição, a feira contou com a presença de 65 destinos estrangeiros. “É uma feira de grande importância e a Prefeitura não poderia deixar de divulgar seus atrativos e mostrar como a cidade está preparada para receber turistas”, destaca o secretário Marlysson Magalhães.
Durante a feira, a Semict estabeleceu contatos com agentes de viagens, empresários, operadores do turismo e autoridades que visitaram o estande sergipano, a exemplo do ex-prefeito do município de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci, precursor do Natal Luz, conhecido atrativo da cidade gaúcha.
E sua participação no evento, a Prefeitura também divulgou a 37ª Corrida de Aracaju, evento consolidado como um dos maiores do gênero. Além disso, o secretário Marlysson manteve contato com a vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Lenora Horn Schenneider, com quem conversou sobre o atual momento do turismo no Brasil e perspectivas para o mercado sergipano, a partir da realização de famtours, fampress e participação em feiras fora do estado, “colocando Sergipe e sua capital nas melhores vitrines para exposição de destinos turísticos”.
O secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, esteve no estande de Sergipe e estreitou relações institucionais com o representante de Aracaju na Feira. Em outubro deste ano, os dois gestores se encontraram na “Noite Gaúcha em Sergipe”, evento de aproximação turística entre os estados, e conversaram sobre a participação de Aracaju na Festuris.
Para Marlysson Magalhães, a Festuris “é uma espécie de loja de bons produtos e estar em sua prateleira é sinônimo de bons negócios”, por isso, continua, “avalio de forma positiva estar aqui divulgando o que temos e quem somos, porque temos atrativos competitivos e esta semente plantada hoje vai dar bons frutos no próximo ano”, garante.
A especialista e técnica de turismo Tia Lu, é uma espécie de embaixatriz de Sergipe em Gramado. Mantém com os organizadores do evento relação de amizade fundada em 21 anos de Festuris. Para ela, a participação sergipana na feira potencializa o intercâmbio turístico entre os dois estados. “Fiquei feliz em ver a participação dos gestores da Semict e Setur/SE na feira, fortalecendo e estreitando laços com importantes players do setor visando o crescimento da promoção turística do nosso estado”, considerou a especialista.