Prefeitura investe na aquisição de câmaras frias para melhor conservação de vacinas

Saúde
11/11/2019 16h30

Para manter a qualidade das vacinas fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju adquiriu 36 novas câmaras frias para substituir as geladeiras que armazenam esses produtos. O investimento é fundamental para a melhor conservação e garantia da eficácia dos imunobiológicos (vacinas) ofertados à população.

O processo utilizado para manter e distribuir vacinas dentro de temperaturas adequadas é chamado de Rede de Frio, cujo objetivo principal é garantir a qualidade aos imunobiológicos armazenados para que preservem sua característica inicial, a imunização. 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Ilziney Simões, a aquisição das câmaras frias tem o propósito de atender a exigência feita pelo Programa Nacional de Imunizações, de gerenciar riscos e aprimorar a Rede de Frio.

“O uso de câmaras frias nas salas de vacinas minimizam a perda de vacinas por situações adversas, como a interrupção de energia elétrica, e garantem a conservação adequada até o momento em que a vacina é administrada, promovendo o controle e eliminação de doenças”, explica. 

Para a técnica de enfermagem da UBS Fernando Sampaio, Vanessa Cardoso, várias vacinas que protegem contra uma série de doenças estão armazenadas, adequadamente, nas câmaras frias, que podem suportar até 36 horas sem energia elétrica. “Os equipamentos possuem tecnologia capaz de garantir segurança em situações de oscilações da rede, blecautes e outros eventos”, enfatiza.