Prefeitura reforça capacidade de vazão das redes de drenagem para evitar alagamentos

Obras e Urbanização
18/11/2019 12h32

Garantir um sistema de drenagem apto a atrair os grandes volumes de águas pluviais registrados nos períodos chuvosos é um trabalho incessante realizado pela Prefeitura de Aracaju em todas as regiões da cidade. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), os serviços diários são executados diariamente em cerca de 10 bairros e incluem limpeza em áreas de escoamento, substituição de tubos, assentamento de grelhas e desobstruções na rede.
 
Embora o clima se apresente estável, as ações preventivas atendem, majoritariamente, a microdrenagem, responsável pela coleta, condução e lançamento final dos deflúvios superficiais ou subterrâneos através de pequenas e médias galerias. Os mais de 100 operários vinculados à Diretoria de Operações da Emurb atuam preventivamente, inclusive nos fins de semana, e quando há necessidade intensificam ainda mais a manutenção do sistema pluvial.
 
Devido às correções feitas na rede, nos últimos anos, cerca de 64 áreas com ocorrência frequente de acúmulo de água durante os períodos de chuvas fortes ficaram estabilizadas e o número de alagamentos diminuiu. Levantamentos feitos pela Emurb indicam que os bairros mais suscetíveis às incidências pluviométricas são Treze de julho, Salgado Filho, São José, Pereira Lobo, Siqueira Campos, América, Porto Dantas, Cidade Nova, Coroa do Meio, Atalaia, entre outros.
 
Nesta segunda-feira, 18, as equipes da Emurb atuaram no Centro e em ruas dos bairros América, Cidade Nova, Dom Luciano, Japãozinho, Ponto Novo, Santos Dumont e Siqueira Campos.
 
Solicitação
Para solicitar algum serviço do órgão municipal, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).