Prefeitura intensifica limpeza de canais e prepara a cidade para o período de chuvas

Serviços Urbanos
20/11/2019 17h45

A Prefeitura de Aracaju atua de forma planejada e preventiva de modo a preparar a cidade para evitar possíveis transtornos em períodos chuvosos. Neste sentido, nesta quarta-feira, 20, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, acompanhado de integrantes da Diretoria de Operações, realizou uma visita técnica a alguns canais das zonas Norte e Sul, para acompanhar os trabalhos e alinhar estratégias de ações de melhoramento da drenagem da rede pluvial.

Durante a visita ao canal do loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, foram avaliados os pontos mais críticos devido à quantidade de sedimentos acumulados que impedem o escoamento regular das águas. Por apresentar uma vegetação mais densa em alguns trechos, inclusive, com invasão de espécies arbóreas no meio do canal e a geração de pequenas ilhas, provocadas pelo assoreamento intenso, a operação minuciosa demanda uma atenção maior por parte das equipes.

O canal do Jardim Bahia está interligado a outros canais da zona Norte que deságuam no riacho do Cabral, o que demonstra a complexidade da operação.  “No primeiro momento, estamos fazendo as vias de acesso para o nosso maquinário com a retirada de algumas árvores, já autorizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Posteriormente, faremos a intervenção de limpeza e alargamento em todo o seu curso para otimizar a drenagem das águas”, explicou Luiz Roberto.

Ainda no local, o presidente recordou que, em 2017, o canal chegou a ocasionar alagamentos na região devido à falta de regularidade de limpeza na gestão anterior. Desde então, a empresa municipal intensificou as ações de limpeza e monitoramento, atuando, inclusive, com a instalação de uma tela de contenção no trecho onde o mesmo é revestido. 

A desobstrução do canal do conjunto Almirante Tamandaré, no Santos Dumont, também foi acompanhada de perto. Após inspeção, os técnicos avaliaram que os trabalhos de limpeza, que estão sendo realizados pelo método de barragem, no trecho situado na rua Comandante Miranda, terão continuidade ao longo do canal, que possui aproximadamente 1,5 km de extensão, desta vez de forma mecanizada.

Já no bairro Santa Maria, onde os agentes deram sequência à ação de limpeza do canal que corta a localidade, o grupo observou a remoção dos bancos de areia, lixo e outros tipos de resíduos que impedem a vazão da água.

Para o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, ações baseadas em um planejamento  detalhado promovem a eficiência do serviço, mesmo para áreas que exigem um trabalho mais minucioso. “Ajustamos o nosso cronograma de limpeza dos canais de acordo com as características apresentadas em cada região. Por isso, em algumas localidades, chegamos a utilizar mais de um método para o mesmo canal”, destacou o diretor.
                                                               
“Durante todo o ano mantemos nossas equipes empenhadas, de forma a preparar a cidade para o enfrentamento de situações adversas. Entretanto, é necessário o apoio da população no tocante ao descarte correto dos seus resíduos”, concluiu o presidente.