Projetos do concurso de criatividade e inovação são apresentados aos servidores municipais

Planejamento e Orçamento
21/11/2019 17h40

"Uma grande oportunidade de conhecer a qualidade dos trabalhos criados pelos servidores da Prefeitura de Aracaju". Com essas palavras, o diretor da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), Bosco Rolemberg, resumiu a mostra dos projetos remanescentes do I Concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública, realizada nesta quinta-feira, 21, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju.

Um total de 36 experiências foram inscritos para o concurso, mas só dez foram classificados para a fase de premiação, que ocorreu no dia 16 de setembro deste ano. De acordo com Bosco Rolemberg, a ideia do encontro desta quinta foi reafirmar a possibilidade e os espaços de liberdade na gestão pública. Desta forma, 15 projetos foram apresentados por servidores de diversos órgãos municipais.

"A nossa proposta é oferecer a esse conjunto de servidores a oportunidade de apresentar suas ideias que deverão se transformar em experiências, além de servir de estímulo para os demais servidores e gestores, no sentido de que estes também elaborem projetos que objetivem a melhora da vida dos cidadãos aracajuanos, assim como a melhora  dos procedimentos internos de toda a Prefeitura", disse o diretor da Esgap.

Segundo o secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio, a mostra é mais uma oportunidade que a Prefeitura de Aracaju proporciona aos servidores de apresentarem a visão técnica de cada um. "Este é mais um momento que a gestão executa de reconhecer os servidores municipais, dando-lhes a oportunidade de colocar em prática  o seu poder de criatividade. E o resultado tem sido excelente, pois, com isso,  podemos construir um banco de talentos e projetos bem realistas, que podem melhorar cada vez mais os serviços prestados em todas as áreas sobre a responsabilidade da Prefeitura de Aracaju", destacou.

Coordenador do Núcleo de Inovação da Prefeitura, Valter Pereira de Andrade Júnior explicou que os trabalhos inscritos impressionaram a todos os envolvidos no Concurso, por serem projetos voltados, a maior parte deles, para o desenvolvimento social, e por estarem alinhados aos pilares do Planejamento Estratégico da Prefeitura, principalmente, na proposta de levar o bem-estar social aos cidadão aracajuano.

"Para mim, esta é a melhor parte, porque não é um concurso para a gente analisar projetos que seriam colocados em prática. Grande parte deles já está em atuação e que podem virar planos de ação da Prefeitura, através das suas secretarias e demais órgãos. O que podemos aproveitar deles é, justamente, a questão de gerar um ambiente de inovação que traga mais engajamento dos servidores, mais motivação para que eles continuem melhorando os projetos que foram apresentados e comecem a pensar em outros novos", pontuou.

Projetos
Durante toda a manhã, representantes de seis secretarias falaram dos seus projetos no auditório do Centro Administrativo. Entre eles Marcelo Geovane da Cruz, que apresentou o "Observatório Social de Aracaju", e Andressa Rejane de Oliveira Melo, que mostrou o "Clube do Leitor: Pequenos Sonhadores".

Para Andressa, educadora social no CRAS Maria José Menezes Santos, no bairro Coqueiral, o concurso foi uma excelente oportunidade para compartilhar o seu projeto com os colegas da Prefeitura. "É um trarbalho que fazemos com muito carinho, com a completa noção  da importância que nós temos como fomentadores da formação de leitores, e enquanto agentes públicos. Este evento mostra a valorização da gestão em não só promover o concurso, mas de divulgar os projetos que não foram selecionados", enfatizou.

Por sua vez, o servidor da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas) Marcelo Giovane da Cruz, disse que o projeto Observatório Social, de sua autoria, nasce na assistência social como uma ferramenta de apoio ao planejamento e à gestão das políticas sociais do município. "Ele é uma ferramenta de apoio à produção de informações estatísticas e cartográficas, na perspectiva dos processos de planejamento baseados em evidências. É uma ferramenta  voltada à produção de  informação de conhecimento".

"Nós ficamos muito satisfeitos e lisonjeados por esse reconhecimento da Prefeitura, de nos permitir apresentar os trabalhos que desenvolvemos. Julgamos como motivacional, porque pode, inclusive, servir como exemplo para que outros servidores também possam desenvolver outros projetos. E tudo que a gente projeta aqui é pensando na qualidade de vida das pessoas", destacou Marcelo, que é membro da coordenação do Planejamento Estratégico municipal.

Presença
Também participaram da mostra dos projetos remanescentes do I Concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública, os secretários Maria Cecília Leite (Educação), Luís Fernando Almeida (Defesa Social e Cidadania), subinspetor Fernando Mendonça (Guarda Municipal), entre outros gestores e servidores municipais.