Prefeitura entrega Troféu Pássaro Azul aos vencedores do Prêmio Mário Jorge de Poesia

Cultura
26/11/2019 21h00

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 26, no Teatro João Costa, no Centro Cultural, foram conhecidos os cinco vencedores do Prêmio Mário Jorge de Poesia 2019, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, coordenada e executada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Em sua segunda edição, o concurso contou com 135 poesias inscritas e premiou Airton de Souza, Genivaldo Gonçalves, Dayana Ferreira, Estácio Bahia e Assuero Cardoso, autores dos cinco melhores poemas, com o Troféu Pássaro Azul, que faz referência à obra do saudoso poeta sergipano Mário Jorge Menezes Vieira.

Além de reconhecimento à produção literário de Mário Jorge, o Prêmio visa a  incentivar e fomentar a arte da poesia. “Como uma fundação de cultura nós temos a obrigação de abraçar a cultura, todas as suas vertentes e expressões artísticas. O Mário Jorge tem o nome marcado na poesia brasileira, então homenageá-lo através de um prêmio é uma função cultural da Funcaju e encaramos com a relevância que merece para a valorização do artístico”, explicou o Diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan.

As poesias foram avaliadas por uma curadoria que selecionou os cinco vencedores do prêmio. Ilma Fontes, curadora e uma das idealizadoras do prêmio exaltou a qualidade das poesias e do projeto. “É importante continuar a fazer esses como esses para que a poesia possa se manter viva. Teve poesias boas e consistentes, eu achei brilhante a quantidade de talento poético”, destacou Ilma Fontes.  

Com pouco mais de um ano escrevendo poesia, Dayana Ferreira ficou emocionada ao conhecer o resultado do concurso. “Faz pouco tempo que resolvi escrever e colocar tudo papel, foi logo após uma professora me incentivar e foi a melhor coisa que eu fiz. É um reconhecimento, a gente aprende a ter valor poético. Fiquei surpresa com a quantidade de poetas sergipanos. Eu amo poesia, e esse encontro de poetas é incrível. Fiquei muito emocionada com a premiação”, comemorou a jovem poeta.