Obra de reconstrução do pontilhão da Anísio Azevedo chega à fase de conclusão

Obras e Urbanização
04/12/2019 08h00

Executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o projeto de demolição e reconstrução do pontilhão localizado na avenida Anísio Azevedo, no cruzamento com a rua Guilhermino Rezende, no bairro 13 de Julho, está quase 75% concluído e deve ser finalizado nas próximas semanas.

A Prefeitura investe cerca de R$350 mil, com recursos próprios do município, para executar esta obra, cuja necessidade foi identificada a partir de estudos feitos pela equipe de engenharia da Emurb, os quais constataram a deterioração da antiga estrutura do pontilhão.

Esse projeto engloba a demolição do antigo pontilhão e a reconstrução do tabuleiro - estrutura do vão - com 10 metros de comprimento por 11 metros de largura; mais 1,5m de passeio com guarda-corpo; substituição das vigas corroídas por outras novas; e reforço das fundações existentes.

Iniciada em meados de outubro, a obra já consolidou as fundações de toda a nova estrutura, com mais de 40 metros de profundidade, fixou  12 estacas metálicas e no decorrer desta semana executa a concretagem da base de sustentação. Além disso, já produzidas, 12 vigas pré moldadas serão acopladas horizontalmente, em seguida, formando o novo assoalho que comporá o vão.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a nova estrutura está sendo construída para ser resistente à salinidade. "Temos 14 operários, máquinas e equipamentos que imprimiram um ritmo muito bom nesta obra que será fundamental para quem trafega naquela região. Um ponto a ser destacado é que com este material utilizado e com a nova profundidade das estacas a vida útil do pontilhão resistirá ao salitre das águas servidas e das intempéries do tempo", garante.

Alterações no trânsito
Devido ao bloqueio do pontilhão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) traçou rotas alternativas para minimizar possíveis transtornos aos moradores, condutores que transitam pela região e usuários do transporte coletivo.

Para tanto, algumas linhas de ônibus tiveram seus itinerários readequados: a 074 - Unit/Centro e 200 CIC2 - Circular Indústria e Comércio 02. Os ônibus da 074 estão seguindo pela rua Santa Luzia, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa. Já a linha 200 CIC2 segue pela avenida Augusto Maynard, rua Itabaiana, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa.