Desafios da política de assistência social pauta ciclo de debate entre servidores da área

Assistência Social e Cidadania
06/12/2019 14h27

Na manhã desta sexta-feira, 6, foi realizada mais uma edição ciclo de debates “SUAS: Inclusão, Respeito e Diversidade”. Na oportunidade, discutiu-se os desafios da política de assistência social na contemporaneidade. Destinado aos servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social, o evento foi realizado no auditório da Faculdade Maurício de Nassau e oportunizou reflexões sobre o trabalho e as dificuldades encontradas na área atualmente.

O Ciclo de Debates promove discussões acerca de temas que retratam a diversidade, direitos humanos e a inclusão social. Dessa vez a própria política da Assistência Social foi tema do debate. A Prefeitura de Aracaju atua, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, para fortalecer e qualificar o trabalho de seus servidores, discutindo alternativas que possam auxiliar o trabalho.

De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, os debates são necessários para fortalecer os serviços ofertados pelo município. “Estamos amadurecendo os temas que vão sendo discutidos com os trabalhadores. O tema de hoje é extremamente importante por estarmos enfrentando uma crise que acarreta a diminuição de recursos e um aumento de pessoas que se tornam vulneráveis financeiramente e necessitam ainda mais do nosso trabalho. Então, hoje foi muito importante para compreender a nossa situação e quais atitudes podemos tomar para solucionar essas dificuldades”, relata Simone.

O ciclo de debates é desenvolvido pela Coordenação da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Assistência Social de Aracaju. Para a coordenadora Maria do Socorro Lobato, debater temas atuais que envolvem a política da assistência social é fundamental, pois possibilita a reflexão sobre os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam como viabilizadores de direitos nas unidades socioassistenciais do município.

"Esse tema é de grande valia porque ele traz toda uma discussão sobre o referencial histórico sobre as políticas sociais e também do Sistema Único da Assistência Social que está em fase de efetivação e fortalecimento. Esse encontro reflete o momento que estamos vivendo e nos dá condições para entendermos melhor sobre os desafios da atual conjuntura. Esse e todos os temas abordados são muito importantes para que a equipe de trabalhadores sejam qualificados no fazer profissional enquanto mediadores de direitos", completa Socorro.

O palestrante Francisco Vieira Neto, que é assistente social e mestrando em Serviço Social pela UFS, apresentou perspectivas sobre o tema. “Na atual conjuntura temos encontrado grandes dificuldades, com uma regressão de investimentos no âmbito social. Então colocar esse tema em pauta proporciona a possibilidade de reflexão desses assuntos, junto aos nossos servidores. Pois os serviços não devem ser pautados apenas nos programas e nos projetos, mas também em uma prática reflexiva”, enfatiza Francisco.

Para os servidores, essa é uma oportunidade de discutir e procurar soluções para os problemas enfrentados no cotidiano do seu trabalho. Segundo a assistente social Tatiana de Souza, esse é um momento de reflexão. “Temos que refletir sobre o que fazemos, saber que é preciso unir o nosso trabalho técnico a uma consciência que identifica a política como um meio necessário para ocupar, entender e fazer parte dos espaços de decisões, desde recursos e estratégias até o trabalho do dia a dia com os usuários”, completa Tatiane.

O ciclo de debates SUAS: Inclusão, Respeito e Diversidade vem levantando temas e discussões que buscam melhorar o trabalho realizado na Secretaria Municipal da Assistência Social, abrindo espaços de debate para que os seus servidores possam participar efetivamente de uma gestão comprometida com a construção democrática de uma cidade, cada vez mais, inteligente, consciente e humana.