Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Transporte e Trânsito

Com planejamento, SMTT garante mobilidade na Hermes Fontes em meio à obra de infraestrutura

11/12/2019 15h19

Iniciada na última segunda-feira, 9, pela Prefeitura de Aracaju, a obra de infraestrutura do corredor Hermes Fontes levou a uma mudança pontual no trânsito da avenida: do cruzamento da via com a Barão de Maruim, até o retorno logo após a rua Frei Paulo, o fluxo de veículos foi bloqueado no sentido Centro. Um binário foi montado e a pista inversa está com sentido duplo neste trecho. A operação está em curso há três dias e os condutores já não encontram dificuldades para atravessar o local. 

A vendedora Daiane de Souza Santos disse que ficou surpresa ao passar pela avenida na manhã desta quarta-feira, 11. “Vi o anúncio da obra e achei que aqui ficaria quase intransitável. Mas achei muito tranquilo, sem congestionamento. Um alívio!”, falou. A aposentada Maria José da Silva também foi positivamente surpreendida. “Pensei que ficaria presa no trânsito por algum tempinho, mas está fluindo bem”, contou. 

O representante comercial Sidney Oliveira dirige diariamente pela Hermes Fontes e comentou uma melhora gradual do trânsito no trecho em obra. “No primeiro dia de obra foi um pouco mais complicado, acredito que pela adaptação. Mas, ontem e hoje, foi tranquilo passar por aqui, tanto na ida como na volta”, relatou. “Não é como antes, claro, mas já que é para um serviço que vai melhorar a vida de todas, então vale a pena”, opinou Sidney. 

Trabalho preventivo e estratégico
A redução dos transtornos para a mobilidade na região durante a obra do corredor de transporte é fruto de um trabalho preventivo e estratégico da Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). 

“Antes do início dos trabalhos, fizemos planejamentos, elaboramos esquemas operacionais e massificamos as informações sobre bloqueios e rotas alternativas, fazendo panfletagem na Hermes Fontes, por exemplo. A população está sendo informada diariamente sobre o trânsito nas regiões onde há obra e todo esse trabalho tem colaborado para minimizarmos ao máximo os transtornos”, afirma. 

Além disso, a superintendência mantém equipes de agentes de trânsito no trecho da avenida interditado para orientar os condutores, organizar o fluxo de veículos e garantir segurança viária. “Estamos monitorando o trânsito e continuaremos no local para garantir a mobilidade da população”, declara o superintendente. 

Rotas alternativas
Embora o trânsito na Hermes Fontes esteja fluindo, apesar da obra e do trecho interditado na via, a SMTT recomenda aos condutores o uso de rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos. Durante esta fase inicial da execução da obra, quem estiver seguindo sentido DIA/Centro pode utilizar como rota alternativa as ruas José de Faro Rollemberg, Américo Curvelo, Construtor João Alves e Lagarto. Já quem estiver no sentido Centro/DIA, pode acessar as ruas Estância ou Dom Bosco e seguir pela avenida Edelzio Vieira de Melo para retornar à Hermes Fontes. 
 
Acesso à maternidade
Para ir à Maternidade Santa Helena a partir da Pedro Calazans, recomenda-se que o condutor acesse a rua Estância e siga pela rua Dom Bosco até a rua Frei Paulo para chegar à unidade de saúde. No sentido contrário, deve-se seguir pela Edelzio Vieira de Melo, retornar no Largo do Carro Quebrado, acessar novamente a Edézio até a rua Nossa Senhora das Dores, onde será possível acessar a rua Frei Paulo.