Prefeitura realiza mais uma edição do concurso de leitura do Cras Maria José, no Coqueiral

Assistência Social e Cidadania
12/12/2019 16h40

Os meninos e meninas assistido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José de Meneses, no bairro Porto Dantas, participaram nesta quinta-feira, 12, da última edição de 2019 do projeto “Clube dos Leitores – Pequenos Sonhadores” – desenvolvido pela equipe da unidade socioassistencial, que, junto à confraternização natalina, marcou o encerramentos das atividades do ano.

De acordo com a coordenadora do Cras Maria José de Menezes, Ana Caroline Trindade, o projeto estimula a leitura em crianças e adolescentes, de modo a despertar a criatividade e mostrar que o conhecimento possibilita a realização dos sonhos.

“Eles vivem em uma comunidade extremamente vulnerável e estimular a leitura é algo de excelência. É impressionante o envolvimento deles com o projeto, eles nos cobram novos livros e cumprimos a responsabilidade de possibilitar o acesso à cultura e garantir o direito de sonhar dessas crianças e adolescentes. Hoje, encerramos as atividades deste ano com muita alegria, fé, amor e esperança, como eles descreveram em suas mensagens para que 2020 seja um ano que venha potencializar cada vez a dedicação deles no Clube dos Leitores”, destaca Ana Trindade.  

Antes de iniciar as premiações, algumas crianças e adolescentes escreveram mensagens natalinas, a exemplo do estudante Jackson Andrey Costa, de 14 anos de idade. “O Natal é uma coisa passageira, linda de se ver e de se mostrar. Todos nós esperamos coisas dos nossos pais. Embora que pra gente o Natal significa roupa nova, comidas e guloseimas, pra outras pessoas significa esperança, paz, amor e compaixão. Feliz Natal”, escreveu em sua carta.

Depois de outras mensagens escritas e lidas pelos meninos e meninas, foram conhecidos os “Leitores do Mês”. Todas os premiados já conquistaram o prêmio em outras edições, como a estudante Eduarda Ciriaco, 9, primeiro lugar com a leitura de nove livros somente no mês de novembro.  Em segundo lugar, Maria Eduarda Conceição, 12, levou o título com a leitura de oito livros, e por último, a estudante Nathália Timóteo, 12, ficou em terceiro lugar com seis livros lidos.

Para a educadora social do Cras Maria José de Menezes e uma das criadoras do “Clube dos Leitores – Pequenos Sonhadores”, Andressa Melo, o projeto possui grande impacto na vida dos usuários do SCFV. Ela fez uma avaliação do desenvolvimento das atividades durante o ano de 2019 e gostou dos resultados.

“Além das premiações e da festa comemorativa, o grande resultado que alcançamos foram as vivências diárias. Ver o envolvimento deles nas práticas, o desenvolvimento intelectual, a melhora na leitura, na escrita e a alegria com as premiações foram experiências significativas.  O projeto continua em 2020 com um novo fôlego e novas ideias. Queremos expandir as atividades, trazer as famílias, novas crianças e adolescentes, além de ampliar o acervo de livros”, conta.  

Nathália Timóteo está há quase um ano no Cras. Ela ficou alegre com o resultado e contou que o projeto a ajudou a melhorar sua caligrafia. “Mesmo tendo ficado em terceiro lugar, estou muito feliz. Lembro que passava aqui pela frente do Cras e pedia para a minha mãe me colocar e foi assim que entrei no projeto. Comecei a ler livros e minha letra começou a melhorar”, disse.

Concurso "Criatividade e Inovação"
O projeto “Clube dos Leitores – Pequenos Sonhadores” ficou em segundo lugar no concurso “Criatividade e Inovação na Gestão Pública” promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo e Administração Pública, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. A iniciativa estimulou os funcionários do quadro administrativo a desenvolverem a cultura de inovação no setor público, contribuindo para o atendimento das necessidades da população.

Doação de livros
O Clube dos Leitores foi criado a partir de doações de livros, feitas pela comunidade local e pelo programa cultural do banco Itaú, em 2018. Assim, para concretizar o projeto de incentivo à leitura permanente, a equipe do Cras montou um espaço dentro da unidade chamado carinhosamente de “Cantinho da Leitura”.

A população em geral e empresas que se desejarem fazer a doação de livros, gibis ou quadrinhos para o projeto podem entrar em contato com a unidade através do telefone (79) 3215- 2718 ou (79) 99977-8737 (Falar com Ana Caroline) ou ir até o local, na rua Nossa Senhora Menina, 80, no Coqueiral, bairro Porto Dantas.