Prefeitura inicia implantação da iluminação da avenida criada junto ao canal Beira Mar

Obras e Urbanização
13/12/2019 11h59

A Prefeitura de Aracaju começou mais uma fase decisiva para a conclusão da obra de complementação e urbanização do entorno do canal Beira Mar, localizado entre os bairros Atalaia e Aeroporto. Trata-se da implantação do parque de iluminação da nova avenida, criada entre as avenidas Júlio Cesar Leite e Silvério Leite Fontes, conhecida como Rota de Fuga.

O conjunto de luminárias inclui 103 pontos equipados com lâmpadas de LED (Light Emitting Diode). Com esta opção, a Prefeitura opta por uma modalidade de luminosidade urbana no período noturno que possui mais qualidade de luz, economia de até 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes, maior durabilidade e fácil descarte e reciclagem por não conter chumbo ou mercúrio.

Com previsão de finalizar toda a implantação e teste de qualidade até a próxima terça-feira, dia 17, o projeto total da obra no canal Beira Mar segue para os serviços conclusivos, de acabamentos, passado dos 90% da execução. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a parte estrutural do projeto está na fase final. "A obra em si está consolidada com as lagoas devidamente construídas, o canal construído, restando a sinalização horizontal", revela Ferrari.

A obra

Os recursos direcionados para esta obra somam mais de R$8,3 milhões, resultado de convênio entre a Prefeitura e Governo Federal, e contemplam um projeto de ampliação do sistema de macrodenagem da área, com a ampliação de cerca de 400 metros de canal, construção de 1,5 km de ciclovia, construção de uma nova avenida, que interliga os bairros Atalaia e Aeroporto, além de 14 ruas contempladas com microdrenagem e a criação de duas bacias de amortização. A obra inclui também a integração do canal com a rede dos conjuntos residenciais, as quais se interligam com o sistema da avenida Hildete Falcão e deságua na Maré do Apicum.