Prefeitura traz oficina de improvisação de Stefano Cortese ao Festival Quinta Instrumental

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2019 16h40

A última edição de 2019 do Quinta Instrumental conta com uma programação estendida, com mais atrações musicais e oficina inédita em Aracaju de Composição e Improvisação Coletiva, ministrada pelo pianista italiano Stefano Cortese, na próxima terça-feira, dia 17, das 9h às 17h, no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. Iniciativa da Prefeitura de Aracaju desenvolvida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a atividade integra o Festival Quinta Instrumental.

A Oficina de Composição e Improvisação Coletiva tem como objetivo inventar, arranjar, manipular, construir, executar e modificar a "música que ainda não existe", ou seja, os participantes serão atraídos a deixar os conhecimentos acadêmicos e as práticas de execução mais frequentes para mergulhar em práticas onde a ideia da música coletiva se transformará em um evento musical coletivo.

Stefano pretende focar o curso num trabalho que possa demonstração como compor, improvisar e executar a música, montando materiais musicais em uma performance ao vivo.

Com  vasta experiência, o pianista italiano vai compartilhar conhecimento através das suas várias estratégias de composição coletiva em relação aos participantes. Segundo Cortese, a cada oficina nunca será igual a outra, mas, todas objetivando o desenvolvimento da prática do instrumento individual e coletivamente, e também o aprimoramento do ouvido musical. 

Para participar da oficina, que será realizada também na quarta, dia 18, os interessados devem se inscrever na Escola Oficina de Artes Valdice Teles - rua Vila Cristina, 354, bairro São José.