Prefeitura substitui amianto por pvc e moderniza rede de água na Hermes Fontes

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2019 18h16

A obra física do projeto de construção do corredor Hermes, executada pela Prefeitura de Aracaju, iniciou pela substituição das tubulações da rede de abastecimento de água implantadas ao longo da avenida. Fabricadas com amianto, material danoso ao meio ambiente e à saúde humana, essa tubulação antiga está dando lugar a uma nova rede de tubos de PVC, material mais resistente e adequado.

Muito utilizado nas décadas passadas, o amianto, por ser altamente resistente ao calor e possuir propriedades isolantes, era bastante utilizado na fabricação de tubulações e em materiais da construção civil.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, dentro de uma filosofia que prioriza o respeito ambiental, a Prefeitura “não poderia deixar de levar em conta todos os aspectos relacionados ao impacto ambiental da obra e aproveitar a oportunidade para melhorar em todas as possibilidades a vida da população nesse entorno”, destaca.

Durante a elaboração dos projetos desta obra, foi verificada a possibilidade de troca das tubulações da rede de água que passam pela avenida Hermes Fontes, pois, por serem antigas, já sofreram bastante desgaste com o tempo. O secretário do Meio Ambiente pontua alguns benefícios dessa substituição ao enfatizar também a preocupação com as gerações futuras.

“Estamos fazendo a substituição de tubulações antigas, feitas de material cujo processo produtivo é extremamente ofensivo ao meio ambiente, provoca grandes danos, inclusive à saúde humana, e a oportunidade de substituir, fazendo uma tubulação adequada, mais segura, com materiais com impacto ambiental menor, caminha na mesma direção da Prefeitura de assegurar que a obra, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, preserve a qualidade de vida das gerações futuras ao observar atentamente os aspectos relacionados ao meio ambiente”, frisa Alan Lemos.

A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Lorena Pinto classifica a troca das tubulações como algo que contribui para a saúde no que diz respeito à qualidade da água distribuída. “Com a troca dessa tubulação a gente vai garantir uma melhoria no controle da qualidade da água, que está sendo fornecida a população. Nós vamos ter um material que é muito mais estável, que não sofre tantas fissuras com o tempo e a gente vai evitar que a água se contamine com matéria orgânica, que essa água receba odor, gosto, desse material antigo de amianto”, afirma.

“Hoje, as tubulações mais modernas realmente estão com esse perfil de pvc para evitar justamente essa possível contaminação da população por material degradante dessas tubulações. A gente garante assim um melhor fornecimento, uma água com melhor controle e evita o desperdício da água tratada”, garante Lorena Pinto.