Controladoria-Geral do Município realiza seminário para avaliação da Auditoria Proativa

Controladoria Geral do Município
17/12/2019 16h43

Cumprindo metas do Planejamento Estratégico da atual gestão da Prefeitura de Aracaju, a Controladoria-Geral do Município (CGM) dá prosseguimento às atividades estabelecidas no Projeto 49, que tem como um dos objetivos a instituição do programa de auditoria, inspeções e visitas técnicas, no âmbito do Poder Executivo Municipal.
 
Sendo assim, na manhã desta terça-feira, 17, a CGM realizou, no auditório do Conselho Regional de  Corretores de Imóveis do Estado de Sergipe (CRECI/SE), o Seminário sobre Avaliação da Auditoria Proativa, iniciativa implantada pela Controladoria em 2019. No evento, técnicos dos órgãos e secretarias municipais discutiram os instrumentos de avaliação elaborados pelos agentes, e apresentaram os resultados obtidos durante o processo.
 
Após saudar os participantes, o secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral, tratou dos trabalhos da equipe do Departamento de Auditoria (DEAU), os quais terão continuidade em 2020. “A implantação da Auditoria Proativa foi de fundamental importância para a conexão entre os órgãos e entidades, e também entre os próprios setores que os compõem. O objetivo da CGM é andar de mãos dadas visando o benefício da comunidade e da gestão pública”, pontuou.
 
Condidado especial do seminário, o procurador-geral do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), João Augusto Bandeira de Mello, diz-se honrado pelo convite. Para ele, a preocupação trazida pela CGM é valiosa, a qual espera servir como um fio condutor para que todos os órgãos se empenhem em resolver seus problemas. “As pessoas não dão valor ao trabalho de controle, seja ele interno ou externo. Mas todos devem entender que controlar não é punir. A CGM tem essa percepção e, dessa maneira, o município de Aracaju tem avançado muito, podendo melhorar ainda mais”, ressaltou.
 
O diretor do DEAU, Antônio Álvaro de Carvalho, mostrou-se satisfeito com o desempenho e interesse demonstrado pelos envolvidos. "Por todas as secretarias as quais passamos, percebemos o que representou essa atividade. Se continuarmos com o mesmo vigor, em 2020, temos a colher ainda mais frutos”, apontou.
 
Participante da reunião, Márcio Porto, da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), parabenizou a CGM por padronizar o trabalho que deve ser feito por cada secretaria. De acordo com ele, “a CGM não veio para punir, e sim para nos ensinar a gerir, a nos autoavaliar”.
 
Ainda durante a conferência, foram abordados aspectos da ouvidoria, transparência e acesso à informação, respectivamente, pelo ouvidor-geral, Marcelo Barbosa, e pelo assessor especial para assuntos governamentais, Roberto Santos. “Este encontro foi valioso, pois nos mostrou a necessidade de realizar eventos relacionados a estes temas, haja vista a carência de conhecimento sobre os mesmos”, Roberto.