Prefeitura integra órgãos de segurança para Réveillon 2020 na Orla da Atalaia

Defesa Social e Cidadania
30/12/2019 09h15

Por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju definiu um rigoroso esquema de segurança para garantir a tranquilidade durante o Réveillon 2020, na Orla da Atalaia. O trabalho contará com estratégias preventivas e ostensivas, sobretudo nos terminais de integração, na área próxima aos palcos e pontos periféricos da região da festa.

"Estaremos com um efetivo de 165 guardas municipais atuando durante a virada do ano. As equipes serão dispostas em pontos estratégicos e em patrulhas itinerantes. O Grupamento Especializado em Moto Patrulhamento atuará de forma preventiva, sobretudo nos terminais de integração e vias adjacentes", detalhou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

O evento será monitorado por câmeras de alta resolução (HD) e alto alcance, com rotação 360º, posicionadas estrategicamente e controladas pela base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju. "Além disso, neste ano, utilizaremos um drone de maneira a ampliar a cobertura do monitoramento", frisou o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça.

O diretor ressalta que também serão utilizadas as plataformas elevadas de observação para auxiliar as patrulhas, que contarão, ainda, com apontador laser e radiocomunicação, otimizando as atividades.

Integração
O secretário da Defesa Social ressalta que a Guarda Municipal de Aracaju atuará de forma integrada aos demais órgãos de segurança pública. "Realizamos, antecipadamente, as reuniões preparatórias entre todos os órgãos envolvidos na operacionalização do esquema de segurança. A função de cada órgão dentro do evento está bem definida e nós esperamos uma festa ainda maior que a do ano passado, com tranquilidade para todos os participantes", frisou Luís Fernando.

Compõe esse trabalho a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, SMTT, além das equipes do Corpo de Bombeiros e bombeiros civis.

"A Polícia Civil cuidará da Central de Flagrantes, com apoio na Delegacia de Turismo, que fica na Orla. Vamos reforçar a segurança nos terminais do Centro e da Atalaia, inclusive com o apoio da Polícia Militar", concluiu o secretário.

Achados e perdidos
O diretor-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça, informa que as pessoas que se desencontrarem dos seus amigos ou familiares, podem se dirigir para a base da GMA, que ficará na avenida Santos Dumont, ao lado da base do SAMU. "Via rádio vamos passar as informações para a organização do evento, que anunciará no palco", detalhou.

Os documentos e objetos perdidos podem ser direcionados ao mesmo local. Após o evento, ficarão na sede da GMA, localizada no parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), até o dia 10 de janeiro. "Caso não sejam retirados até essa data, serão direcionados para os Correios", pontuou Fernando Mendonça.