Ludicidade e criatividade marcam processo de alfabetização de crianças em escola municipal

Educação
13/01/2020 12h28

Quando a ludicidade entra em cena, o processo de ensino-aprendizagem fica bem mais prazeroso, tanto para as crianças, quanto para os educadores. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo, este termo se concretiza em cada projeto desenvolvido. Desta vez, para auxiliar no processo de alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, os alunos embarcaram em uma verdadeira viagem ao mundo das letras através do projeto “Voando na Leitura”.

Com um avião construído a partir de papelão, folhas de jornais e isopor, a aula instiga os alunos. Decorado com letras, a primeira missão, antes de entrar na aeronave, é identificar as sílabas e reconhecer as palavras. Dentro do avião, diversas fotos relembram outras atividades realizadas durante o ano letivo. Como em uma viagem, cada nova palavra, uma descoberta.

“Durante o ano letivo de 2019, realizamos diversas outras atividades lúdicas para o incentivo à leitura. Criamos uma sorveteria, um barco, fizemos pipoca, sopa e até um bingo. E víamos nos rostos dos alunos como ficavam atentos em identificar cada sílaba, o interesse deles. E eles sempre cobram qual a atividade que vem depois. Então, decidi que íamos voar”, explica o idealizador do projeto, professor Genilton Gois, que faz parte do programa Mais Alfabetização, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Para montar o avião, foram necessários dois meses de trabalho, com muitos materiais recicláveis, paciência e dedicação. “Recebemos o feedback positivo dos outros professores e também dos pais, que, de tanto as crianças comentarem em casa, fazem questão de vir conhecer. Essa ludicidade tem um grande papel no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Enquanto as crianças brincam, elas se desenvolvem e socializam, favorecendo a aprendizagem da leitura e da escrita; e ainda contribui para a melhora na frequência dos alunos e também na participação dos pais na vida escolar dos filhos”, completa Genilton.

Para as crianças, as asas do avião levam para cada vez mais longe. Para a maioria delas, que nunca entrou em uma aeronave, o ‘avião da leitura’ proporciona uma viagem a um mundo de imaginação e descobertas. “Eu estou ótima na leitura com tudo que aprendi aqui na escola. Eu amo ler e tenho vontade de todos os dias vir para a escola para aprender mais”, revela a estudante Allexya Rayane, de 6 anos.

Leitura
Os projetos de incentivo à leitura são frequentes na Emef Alencar Cardoso. A Tenda Literária é um espaço compartilhado para que todas as turmas da unidade possam participar das atividades. “Percebemos a necessidade de um espaço como esse e repaginamos o local, para que tudo aqui respirasse leitura. Montamos uma estrutura aqui para que não fosse necessário levar de sala em sala para realizar as atividades. Hoje, organizamos os horários e os professores vêm com suas turmas e podem utilizar todos os materiais do projeto”, explica a diretora da Emef, Valéria Costa Moraes.