A partir da Fundat, Prefeitura qualifica e encaminha cidadãos ao mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
18/01/2020 06h00

Em tempos de acirrada disputa por uma vaga no mercado de trabalho, a qualificação pode ser um diferencial para quem almeja se reinserir ou iniciar sua vida trabalhista. Por isso, a Prefeitura de Aracaju tem ampliado, ano após ano, as vagas em cursos e oficinas ofertadas pela por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).
 
Em 2019, o esforço da gestão possibilitou atingir o melhor resultado dos últimos quatro anos, com mais de 18.000 vagas ofertadas e centenas de pessoas alocadas em empresas parceiras. Entre janeiro e novembro do ano passado, período do último levantamento realizado, o órgão municipal capacitou 10.991 pessoas, dado que supera os de 2018, que teve 4.769, e de 2017, quando 5.114 aracajuanos foram qualificados profissionalmente.
 
Aliado ao crescimento da oferta de vagas de capacitação, a Prefeitura também firmou parcerias com universidades, empresas e diversas instituições. A dinâmica adotada é que, a cada vaga proporcionada por uma empresa, a Fundat envie três ou quatro candidatos, respeitando as especificações dos contratantes e o perfil indicado.  Desta maneira, com 329 parceiros, 989 postos de trabalho foram captados. Então, o órgão encaminhou 4.420 aracajuanos que passaram pelos cursos de qualificação, dos quais 511 conseguiram ser inseridos no trabalho formal.
 
“Nós realizamos um trabalho bastante insistente de busca ativa, a partir do qual procuramos novos parceiros, empresas ou entidades, que possam oferecer vagas de trabalho àqueles que participaram dos nossos cursos. Esse esforço se mostrou valoroso, pois conseguimos a contratação de centenas de pessoas”, ressalta a presidente da Fundat, Edivaneide Souza. 

Para o ano de 2020, a meta é continuar ligando aqueles que precisam de emprego com empresas que buscam mão de obra qualificada. Além disso, conscientizar a população acerca da importância de concluir os cursos ofertados, uma vez que parte dos inscritos continuam a evadir, por questões alheias ao órgão. 

Ao se aproximar da conquista destes objetivos, a Fundat ganhará ainda mais respaldo junto aos contratantes. Essa confiança mútua é fundamental para que o órgão contribua efetivamente para a redução do desemprego no município.