Moradores da Zona de Expansão reconhecem efetividade da limpeza pública na região

Serviços Urbanos
21/01/2020 10h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, de forma contínua, ações que otimizam a limpeza pública em todas as regiões da cidade e a Zona de Expansão está entre elas. Com isso, os serviços que promovem o bem-estar à população desta localidade, que compreende o Mosqueiro, Robalo, povoados São José, Areia Branca e os conjuntos residenciais da Aruana, têm sido motivo de satisfação e reconhecimento.

Os serviços de conservação e revitalização das áreas públicas, como poda, varrição, capinagem, pintura de guias e roçagem manual e mecanizada em áreas verdes, são executados a partir de um planejamento prévio, em regime de mutirões, para que as demandas das comunidades sejam atendidas com eficácia e agilidade.

“Além da oferta de serviços de limpeza regulares, a população que reside na região do Mosqueiro, Robalo e demais povoados conta com o recolhimento do lixo às segundas, quartas e sextas. Já nas terças, quintas e sábados, a ação de coleta é realizada nos conjuntos e loteamentos do bairro Aruana”, explica o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Já o trabalho preventivo de desobstrução que garante uma melhor vazão na rede de drenagem pluvial é realizado nessa região pelos métodos manual e mecanizado, com intervalos trimestrais ou conforme a necessidade. O serviço, que inclui a retirada de sedimentos e lixo, dentro e na margem dos canais, atendeu esta semana o conjunto Beira Mar.
                                           
“A população tem colaborado muito com a gestão municipal, tanto sinalizando as necessidades de suas comunidades, como sendo agentes fiscalizadores de problemas que atingem essa extensa região da cidade, principalmente, no tocante ao descarte irregular de entulho”, afirma Moraes.

Neste sentido, segundo o diretor, os impactos negativos causados por essa prática irregular são atenuados com o recolhimento deste tipo de material três vezes por semana, e, ainda, pelas ações de conscientização ambiental. Nos últimos meses, os educadores dialogaram com os moradores e comerciantes em diversos locais, como o residencial Águas Belas e Mosqueiro, sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos.

O Cata-treco, que permite o descarte consciente de móveis, eletrodomésticos e demais objetos sem serventia, contempla todas as localidades da Zona de Expansão. Aliado a isso, a população conta com três caixas estacionárias para lixo e uma para entulho, distribuídas estrategicamente no loteamento Aruana, residencial Porto Sul e Povoado Areia. Duas PEVs (Pontos de Entrega Voluntário) para resíduos recicláveis, estão instaladas no residencial Porto Sul e na Orla Pôr do Sol.

José Francisco Silva, presidente da Associação de Moradores Mãos Amigas, do povoado São José e Robalo, destaca o atendimento rápido das principais demandas da comunidade. “O trabalho desenvolvido pela Emsurb está mudando a cara da nossa comunidade. Hoje temos um diálogo fácil com os gestores da empresa e sempre que precisamos temos um atendimento rápido e eficiente. Recentemente fizemos solicitação para o serviço de poda e em um curto espaço de tempo fomos atendidos”, ressalta.

Para a estudante Raissa Costa, moradora do conjunto residencial Brisa Mar, no bairro Aruana, a atuação da Prefeitura de Aracaju  tem sido visível, não só na localidade em que ela reside. “A cidade como um todo está sendo bem cuidada. Aqui no Brisa Mar, por exemplo, eu não tenho do que reclamar, pois com frequência observo o pessoal trabalhando e o excelente serviço que eles fazem. Cabe a população colaborar mais com o poder público não jogando lixo em locais indevidos e respeitando os horários estabelecidos para a coleta”, afirma ela.

“A Emsurb tem sido uma grande parceira da nossa comunidade. Sempre que possível nossas demandas são atendidas, principalmente, com o recolhimento de entulho, pois a nossa região é cheia de sítios e terrenos, o que leva muitas pessoas a agirem de forma errada descartando materiais em locais errados, mesmo com uma ótima prestação de serviços”, acrescenta Marcos André Barreto Nascimento, liderança comunitária do povoado Areia Branca.

“Essa parceria entre Prefeitura e população é um retorno muito positivo para nós, o que demonstra que estamos no caminho certo para avançar ainda mais no estabelecimento da qualidade da limpeza pública na capital”, conclui o diretor Bruno.