Defesa Civil de Aracaju reforça campanha educativa sobre sistema construtivo em alvenaria estrutural

Defesa Civil
23/01/2020 13h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Defesa Social e Cidadania (Semdec), realiza, periodicamente, campanhas de orientação para edificações em alvenaria estrutural. A Defesa Civil de Aracaju, como órgão que atua na prevenção de riscos, alerta os moradores quanto aos perigos de modificar a planta original dessas construções.

As orientações são, especialmente, sobre os riscos provocados pela remoção de paredes e abertura de portas e janelas. Também é fixado um informativo que alerta sobre a proibição desses atos. A campanha integra o planejamento de atividades do órgão e é executada desde 2018. Neste ano, a iniciativa tem sido reforçada com novas visitas aos condomínios que possuem as características que demandam atenção.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, nas construções em alvenaria estrutural, toda a compartimentação do imóvel também serve como sustentação do prédio, então nesse tipo de edificação, não pode ser realizada nenhum tipo de abertura de portas ou janelas e retirada de paredes, sob o risco de provocar insegurança estrutural.

"Se há a eliminação dos elementos de sustentação do prédio, a estrutura pode vir a sofre colapso total ou parcial, caso várias pessoas adotem essa atitude. Fazemos essas campanhas justamente para conscientizar os moradores sobre os perigos causados pela alteração da planta original", explica.

Para Nicácia Oliveira, subsíndica de um dos condomínios visitados neste mês de janeiro, a campanha de orientação do órgão é extremamente importante para a prevenção de riscos. "É um trabalho de muita relevância para todos nós, tanto para a vida dos moradores, quanto para o condomínio", afirma a subsíndica.

Além de realizar campanhas de conscientização, a Defesa Civil também recebe denúncias pelo número emergencial 199. A partir das solicitações realizadas ao órgão uma equipe técnica é encaminha para realizar a averiguação da situação e assim adotar as medidas cabíveis.