Órgãos municipais alinham ações de prevenção contra alagamentos na capital

Obras e Urbanização
22/01/2020 18h05

A Prefeitura de Aracaju possui mecanismo de controle urbano e setores estratégicos que atuam constantemente para garantir a normalidade estrutural da cidade, seja com análises de estudos referentes à infraestrutura urbana ou realizando ações e serviços que equacionam as demandas que ameaçam o partido urbanístico da capital.
 
A partir desse trabalho intersetorial voltado à prevenção e resolução de problemas, na tarde da última quarta-feira, 22, aconteceu uma reunião entre a Defesa Civil Municipal, e as empresas municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Serviços Urbanos (Emsurb) a fim de planejar ações articuladas para prevenir alagamentos.

Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, juntamente com a equipe do órgão, apresentou um estudo cuja base de dados serve como panorama para futuras intervenções. Entre os pontos presentes no estudo foram destacados os casos de risco de desabamento, locais com histórico de alagamentos e os fatores externos que incidem sobre a dinâmica das águas urbanas.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a reunião foi produtiva e aproxima ainda mais os órgãos municipais, principalmente quando ocorrem as crises. "Fora todo o planejamento feito no Comitê de Gerenciamento de Crise, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o que a Defesa Civil nos trouxe hoje servirá como escopo para um trabalho preventivo envolvendo várias secretarias e órgãos da Prefeitura e nos subsidia para conhecer ainda mais os pontos mais críticos da capital", destaca.

Durante o encontro, foram debatidas também questões referentes aos fatores que colaboram para enchentes, inundações e alagamentos e ações preventivas. "No caso do bairro Jabotiana, estudos já evidenciam a necessidade de dragagem do leito do Rio Poxim. Na zona Norte o relevo mais alto e as construções nos morros são causas que temos que encarar e os canais são equipamentos primordiais para a a saída das águas", explica Ferrari.

No fim, foi pactuado uma série de ações conjuntas entre Defesa Civil, Emurb e Emsurb como forma de prevenir incidentes decorrentes das chuvas. Além do secretário Ferrari e do cordenador da Defesa civil, major Silvio Prado, também participaram da reunião Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb, Alberto Nascimento, diretor de Operações da Emurb, além de assessores e técnicos.