Com número emergencial da Defesa Civil, Prefeitura garante atendimento à população

Defesa Social e Cidadania
27/01/2020 08h00

O atendimento emergencial realizado pela Defesa Civil de Aracaju foi aprimorado com a implantação do número 199. O canal de comunicação direta entre a população e o órgão é uma inovação da Prefeitura de Aracaju, desenvolvida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que disponibiliza o recurso desde 2017, com o objetivo de facilitar o acesso dos aracajuanos ao serviço e proporciona a otimização dos trabalhos.

A dona de casa Gidenilde Andrade entrou em contato na quinta-feira, 23, preocupada com a possibilidade de queda de uma árvore nos fundos da sua residência. "Resolvi chamá-los para ver se havia algum perigo, mas como disseram que não tem risco fico mais tranquila. A equipe é muito competente e chegaram rápido. O atendimento foi muito bom", avaliou a moradora do bairro Soledade.

Assim como dona Gidenilde, outras 12 pessoas acionaram o serviço desde que foi emitido o último alerta da Defesa Civil, para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes. Com atenções redobradas para evitar riscos a dona de casa decidiu fazer o chamado e recomendou à população buscar o serviço "para evitar que coisas ruins possam acontecer o atendimento foi muito rápido", frisou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, desde a implantação, mais de 1.500 chamados foram registrados através do 199. Somente em 2019 foram registrados 578 chamados.

"A pessoa liga e a Defesa Civil vai até o local indicado, faz a vistoria e a análise de risco, para adotar as medidas cabíveis. Também é confeccionado um relatório e a equipe retorna para deixar esse documento sem que o solicitante precise sair de casa. Esse é um serviço que fazemos especialmente para as pessoas que residem em áreas de risco, em sua grande maioria, pessoas que possuem um poder aquisitivo baixo", pontuou.

O serviço funciona 24h, todos os dias da semana, diminuindo o tempo resposta no atendimento às ocorrências e oferecendo assistência às comunidades. "Hoje temos um tempo resposta extremamente reduzido, pois ficamos sabendo da ocorrência diretamente pela pessoas que precisa do serviço", pontuou.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta a grande contribuição do serviço e a responsabilidade com a qual é conduzido. "O 199 é ao mesmo tempo um grande serviço prestado pela Prefeitura e uma responsabilidade muito grande para nós que fazemos a Defesa Social. Quem liga para o 199 está apreensivo, seja por uma possível situação de enchente ou deslizamento, pela condição de uma árvore ou poste, há sempre uma preocupação. Por isso, nós temos a responsabilidade de estar atentos a qualquer hora do dia ou da noite para prestar o socorro e assistência necessária à população", frisou.

Segundo o coordenador, todas as ligações registradas através do 199 são atendidas. "Não há demanda reprimida", ressaltou acrescentando o benefício gerado pelos dados obtidos. "Todos os registros ficam arquivados, gerando estatísticas que auxiliam na montagem de mapas termais dos locais onde a Defesa Civil é mais solicitada. Já pudemos observar que a maior demanda está concentrada na zona Norte de Aracaju, por isso nossa atenção maior é para aquela área, que contempla os bairros Soledade, Porto Dantas, Coqueiral, Lamarão , Bugio, Cidade Nova. Essas estatísticas nos deram maior qualidade de informação para trabalhar de maneira mais assertiva", destacou.

O secretário da Defesa Social acrescenta que essas estatísticas são importantes para o desenvolvimento das ações preventivas. " As estatísticas revelam onde temos que ter mais atenção e trabalhar preventivamente", finalizou.