Agentes ambientais da Emsurb reforçam ações de combate ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
29/01/2020 14h30

Nesta quarta-feira, 29, os educadores e agentes ambientais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorreram as ruas do bairro Salgado Filho, zona Sul da cidade, para orientar moradores e comerciantes a respeito do descarte consciente de resíduos. Esse trabalho se se soma às demais ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, intensificadas pela Prefeitura de Aracaju, após a localidade ter sido identificada pelo último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) com médio risco de infestação.

Durante as visitas, que teve como ponto de partida a praça Eronildes de Carvalho, os agentes ambientais alertaram a população sobre situações decorrentes do tratamento incorreto do lixo que, quando mal acondicionado, pode virar alvo de animais soltos, tornando os pequenos reservatórios de água, a exemplo de copos descartáveis e embalagens plásticas, potenciais criadouros para as larvas do mosquito e, ainda reforçaram os dias e horários da coleta domiciliar na região.

“Durante os mutirões feitos em conjunto com os demais órgãos municipais, reforçamos as ações de limpeza pública realizadas diariamente por meio do nosso cronograma, com a eliminação de possíveis criatórios do mosquito. Aliado a isso, integramos o serviço do Cata Treco, que recolhe objetos sem serventia e ampliamos o acesso a informações sobre o descarte correto através dos nossos agentes ambientais”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

O aposentado Obede Francisco Souza recebeu com atenção a explicação dos agentes ambientais. Na oportunidade, ele elogiou as atividades realizadas pela empresa municipal na localidade, a exemplo do Cata Treco, que percorreu a região na última segunda-feira, 27.
 
“Esse serviço é muito importante, principalmente, porque ensina e alerta sobre os cuidados que devemos ter em nossas residências para evitar doenças. Além disso, temos a coleta de lixo todos os dias”, destacou Obede, que reside há mais de 40 anos no Salgado Filho.

Para a moradora Diana Cruz, a somação de esforços do poder público precisa contar também com o apoio dos cidadãos. “O poder público faz a sua parte mas, infelizmente, na maioria das vezes, não há a contrapartida da população. Por isso, acho válido esse trabalho de conscientização ambiental feito pela Prefeitura, pois demonstra a preocupação em manter não só a cidade limpa, como a saúde das pessoas”, afirmou ela.