Alunos da rede municipal comemoram aprovação no Instituto Federal de Sergipe

Educação
31/01/2020 14h10

A entrada no Ensino Médio representa um novo passo na vida de cada estudante. E quando essa nova etapa se dá em um importante instituto de Educação, o passo é ainda mais especial. Esse fato está sendo comemorado por 18 alunos da rede municipal de Educação, aprovados na seleção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para cursos de nível técnico, integrados ao Ensino Médio.

A prova foi realizada no último mês de novembro e Isaac Kauã Ribeiro, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, já sabia muito bem o que queria quando decidiu concorrer à vaga no curso de Informática.

“Hoje em dia, tudo no mundo tem a ver com tecnologia e a informática é a base de tudo. Meu sonho é ser designer de games, por isso também que escolhi esse curso. Me dediquei muito, prestei bastante atenção nas aulas na escola, fiz aulão preparatório, tirava dias para estudar em casa. Agora que passei em primeiro lugar no grupo em que concorri, vou me dedicar ainda mais para concluir meu curso com boas notas”, espera Isaac.

Quem conferiu o resultado da seleção foi a mãe do aluno, a dona de casa Tatiane Maria Ribeiro, que ficou emocionada ao ver a aprovação do filho. “Sou bastante ansiosa, então sempre estava olhando o site, esperando o resultado. Quando vi que ele tinha sido aprovado, contei pra ele e ele não acreditou. Foi uma felicidade muito grande e os professores da Emef Santa Rita, que são maravilhosos, vieram parabenizá-lo pessoalmente e até fizeram uma faixa. Até os moradores do conjunto em que vivemos vieram comemorar conosco e sempre nos parabenizam na rua”, revela Tatiane.

Outro pai orgulhoso foi o aposentado Valmir de Oliveira, pai de Larissa Batista, aluna da Emef Oviêdo Teixeira desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. “Desde que começou a estudar, as notas da Larissa sempre foram 9 ou 10. Então, conhecendo a minha filha como eu conheço, tinha em minha mente e em meu coração que ela seria aprovada. Eu estava confiante”, revela Valmir. Larissa foi aprovada para o curso de Química e as aulas iniciam na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro.

“O curso de Química foi o que mais me interessou e estava me preparando desde a metade do ano, estudando na escola, em cursinho preparatório e também em casa. Meus professores do Oviêdo Teixeira já acreditavam que eu ia passar e ficaram muito felizes com o resultado. Eu acredito que vai ser um curso cansativo, mas para mim não tem problema porque eu adoro estudar”, comenta Larissa.

Outra estudante que se dedicou bastante para conseguir a aprovação no curso de Informática foi Ketlin Eduarda Cardoso de Oliveira, da Emef Juscelino Kubitschek, que ia para a escola em dois turnos. “Eu estudava de manhã e a tarde voltava pra escola pra participar do projeto Mais Educação e os professores me ajudavam a me preparar para a prova. Também consegui provas de anos anteriores para resolver as questões. Estou muito ansiosa para o início das aulas e confiante do meu desempenho”, revela.

A Emef Tancredo Neves também terá sua representante no curso de Informática do IFS. Leandra Almeida dos Santos, de 15 anos, foi aprovada em terceiro lugar na seleção. “Eu amo matemática e foi a matéria que mais estudei antes de fazer a prova. O meu professor de matemática me incentivou bastante e eu assistia videoaulas pelo YouTube e também estudava por outros materiais. Estou muito feliz em poder estudar no IFS porque é uma escola muito boa, onde muita gente quer estudar. Pulamos muito de alegria aqui em casa quando conferimos o resultado”, conta Leandra.

“É sempre muito gratificante poder comemorar com esses estudantes as suas conquistas. E o sonho deles torna-se possível pelo esforço de cada um, pelo esforço de suas famílias e também dos professores das nossas escolas, que incentivam cada aluno a ir sempre mais longe. Resultados como esses nos orgulha e nos motiva a continuar trabalhando para garantir uma Educação humana e de qualidade para as crianças e jovens da nossa cidade”, comemora a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.