Representante do BID discute projetos com moradores do 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
30/01/2020 19h10

A Gestão Social da Habitação e Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social promoveu nesta quinta-feira, 30, uma reunião entre famílias moradoras do bairro 17 de Março, situado na Zona de Expansão, e a arquiteta e urbanista consultora da Fundação Bernard Van Lerr, instituição parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pelos projetos arquitetônicos de 11 praças que serão construídas e revitalizadas na região. O encontro aconteceu no cine-teatro do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes.

De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, o envolvimento da comunidade em pautas de interesse público é fundamental para atender as necessidades das famílias.

“É uma preocupação da secretaria em trazer a comunidade carente para dialogar com a gestão municipal. É uma oportunidade que elas têm de dizer quais seus anseios e desejos em relação à construção dessas praças e nada melhor do que ouvir as ideias de quem vivencia o dia a dia na região para que sejam criados locais de acordo com que as famílias precisam”, salientou.

De acordo com a diretora de Gestão Social da Habitação e Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, o objetivo é atender as necessidades das famílias, especialmente de mães e filhos com idade de zero a seis anos.

“A ideia é dialogar com mães de crianças nessa faixa etária para desenvolver projetos que contribuam com o desenvolvimento da primeira infância. Sabemos que as opções de lazer são mais voltados aos jovens e adultos, por isso, viemos conversar com a população para que possam dar sugestões e fazer com que essas famílias sejam parte do processo. Desta forma, eles se apropriam dos praças e ajudarão na preservação desses locais como um espaço de convívio para o lazer e bem-estar de toda a comunidade”, explicou.

A arquiteta e urbanista Úrsula Troncoso, natural do estado de São Paulo, é consultora da Fundação privada Bernard Van Lerr, instituição que busca ampliar as políticas públicas com foco na primeira infância. Ela já esteve no local para conhecer as futuras instalações.

“Visitei todos os loteamentos previstos para terem praças públicas para entender o território, as interferências e a forma como elas utilizam o espaço para garantir que crianças pequenas e suas famílias sejam contempladas nesse processo. É essencial a participação da própria comunidade porque quem não mora aqui não sabe sobre as necessidades específicas dessa população. Essa escuta é, sim, a primeira coisa a se fazer antes de qualquer intervenção”, contou.

A dona de casa Mara Lúcia de Paula, 49, é moradora do bairro 17 de março e possui um projeto social que fabrica objetos com materiais recicláveis. Ela participou ativamente da reunião dando sugestões de ideias e também do que já vem dando certo em outras praças para que também possam ser implantadas nas novas.

“Tive a oportunidade de falar, colocando o meu ponto de vista acerca das questões levantadas. Gostei muito de participar. Gostaria de uma praça com gira-giras, gangorras, um espaço onde pudéssemos vender nossos produtos, entre outras sugestões. Quero uma praça que seja adequada para todas as crianças e estimule a convivência entre a comunidade e a economia local”, sugeriu.

O coordenador do projeto “Família na Praça”, Rafael Santos, 25, também fez questão de participar. Ele possui uma filha de quatro anos que é imperativa e praticante de esportes como o skate e futebol. Para o morador do bairro, o momento é necessário.

“Hoje em dia é raro ver crianças pequenas brincando nas praças, acho que o resgate de brinquedos antigos, uma estrutura para a prática de vários tipos de esportes e a arborização levaria mais essas crianças e seus pais para as praças. Essa reunião faz com que vejam as nossas necessidades e atendam as nossas expectativas, foi muito importante”, disse.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).