Obra da Euclides Figueiredo avança na implantação da drenagem e inicia pavimentação

Obras e Urbanização
05/02/2020 09h00

Ao finalizar a implantação de toda a macrodrenagem da avenida Euclides Figueiredo, o projeto estruturante que a Prefeitura de Aracaju executa na via chega, a partir da próxima semana, à fase de pavimentação asfáltica de todo o trecho da nova rede subterrânea, que vai triplicar a capacidade de absorção das águas das chuvas advindas do entorno da avenida.

Com cerca de 60% de todo o projeto já executado, a obra sai da fase mais complexa para a etapa de pavimentação, cujo ritmo de trabalho tende a ser mais célere. Neste momento, sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a frente de trabalho executa a terraplenagem e a regularização do terreno que servirá como sub-base e base para a camada asfáltica prevista ser aplicada a partir do dia 10.

Também estão sendo feitos os levantamentos topográficos nas áreas de calçadas que passarão por uma revitalização a partir das adequações necessárias para garantir o fluxo de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Executada a partir de um investimento de quase R$9 milhões, feito pela Prefeitura com recursos conveniados com o governo federal, a obra deve inibir consideravelmente os alagamentos na região. Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, somando a ampliação da rede de drenagem da Euclides com as demais obras executadas na região, “a tendência é que as águas das chuvas diminuam a permanência na superfície das ruas", garante Ferrari.

"A impermeabilização das cidades tem impacto direto com alagamentos e isto não é primazia de Aracaju. Mas o que podemos fazer é ampliar e complementar os sistemas de micro e macrodrenagens, aumentando assim a vazão. É isto que vai ocorrer na Euclides Figueiredo", detalha Ferrari.